Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Maradona

Foto: Maradona

Guias de Turismo que atuam no Tocantins estiveram reunidos na tarde desta última segunda-feira, 15, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, para realizar a composição da Comissão da chapa que instituirá o Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Tocantins (Sindegetur-TO).

“A Secretaria está prestando o apoio para que esse pleito aconteça em breve, no sentido de que a categoria e o desenvolvimento da atividade no Tocantins sejam organizados e fortalecidos”,  explicou a turismóloga Maria Edilene Fonseca, servidora da pasta. Segundo ela, com a criação do Sindegetur-TO, o Estado terá representatividade em nível federal, junto à Federação Nacional de guias de Turismo (Fenagetur).

Na reunião foi discutido entre os membros e  a Secretaria, a criação do estatuto  e a realização de todo o processo de eleição e posse da Presidência e Diretoria da entidade no Estado, prevista para acontecer no mês março. Na ocasião, foi formada a chapa que marcará a fundação do sindicato, sendo composta por 15 membros.

Ainda de acordo com a turismóloga, existem hoje no Tocantins  28 guias de turismo, os quais estão devidamente registradas no cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, o Cadastur - um sistema do Ministério do Turismo e gerenciado no Tocantins pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.

“O Tocantins possui um grande potencial turístico, uma área promissora para quem busca novas oportunidades para trabalhar e promover o turismo no Estado”, pontuou Maria Edilene. Atualmente duas instituições ofertam cursos profissionalizantes no Tocantins, dentre eles, o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).