Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, via Diretoria de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional (DAIPP), frustrou uma tentativa de fuga na madrugada desta quarta-feira, 17, por volta das 3 horas, na Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA).

No total, 15 presos tinham planos de empreender fuga da unidade prisional. Eles estavam todos reunidos na cela 6 do pavilhão B, aguardando o momento de fugir, após serrarem a grade do banheiro e do solário de um pátio que liga quatro celas, onde já estava pendurada uma “teresa” (corda feita com lençóis), mas a movimentação foi percebida por meio de uma câmera de vigilância interna por um agente penitenciário da Polícia Civil plantonista, que acionou o alarme.

Sete dos presos eram de outras celas e teriam se alojado na cela 6 durante o período de banho de sol, que acontece entre 13h30 e 16h30. Após percebida a tentativa de fuga, foi realizada uma ronda nas imediações da CPPA e a cerca de 50 metros da unidade prisional, em frente ao Instituto Médico Legal (IML), foram encontradas três motocicletas posicionadas com chaves nas ignições, com seis capacetes, dois aparelhos de celulares e uma quantia de R$ 170,00 em dinheiro.

Dentro da cela 6, no chão, foi encontrado ainda um chip de operadora de telefonia móvel, que após analisado foi verificado que o detento Adão Cleiton Rosa de Lima Sousa teria feito contato com um dos aparelhos celulares que estavam nas motocicletas. Toda a área da cela 6 no pavilhão B foi isolada, sendo que uma perícia está sendo feita no local e ainda hoje será feita a soldagem das grades serradas. Também já foi feito um Boletim de Ocorrência (BO) e instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias dos acontecimentos.