Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO), Paulo Carneiro, e 36 presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Estado,  reuniram nesta terça-feira, 16, com o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia, em Palmas, quando solicitaram apoio institucional do Estado para o fortalecimento do agronegócio tocantinense.

Os presidentes solicitaram ao governador Marcelo Miranda que fossem reavaliadas, junto à Assembleia Legislativa, algumas alterações no sistema tributário estadual que afetam diretamente o setor do agronegócio, provocando uma sobrecarga de impostos que, de acordo com os representantes do setor, trazem sérios problemas para o produtor rural e dificulta o crescimento da produção agropecuária.  

No documento entregue ao governador, estão reivindicações referentes a criação do Imposto sobre a Comercialização de Peixes; o aumento do ICMS sobre os Combustíveis; o aumento nos valores cobrados para emissão da Nota Fiscal do Produtor, bem como nas taxas para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e para o Documento de Arrecadação Estadual (Dare).

Os presidentes foram unânimes sobre a questão da segurança nas propriedades rurais, uma vez que no Tocantins é crescente o roubo de gado em todos os municípios tocantinenses. A sugestão é que seja criado um Batalhão Rural, por meio do Comando Geral da Polícia Militar, para coibir o furto dos rebanhos.

Exposições Agropecuárias

Na reunião também foi feita uma solicitação de apoio ao Governo do Estado para a realização das Feiras e Exposições Agropecuárias de 2016, que já está com calendário definido por todos os presidentes de Sindicatos Rurais do Tocantins. Serão 39 exposições agropecuárias, que vão de abril a setembro deste ano.

O presidente Paulo Carneiro destacou que as exposições agropecuárias desse 2015, e que contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Governo do Tocantins e Sebrae, teve um público recorde de mais de 1,5 milhões de pessoas e movimentou mais de R$ 170 milhões em negócios, além de realizar ações de capacitação profissional, entretenimento, incremento aos novos negócios e valorização da cultura regional.

Carneiro também reafirmou a importância de reuniões como essas para integrar, cada vez mais, o Sistema como um todo: “os Sindicatos Rurais são as entidades responsáveis pela existência das Federações, então é necessário e urgente que eles participem ativamente das ações desenvolvidas por todas as nossa Instituições. Os Sindicatos representam a FAET e o SENAR em todos os municípios do Tocantins”, destacou o presidente, assegurando que muitos encontros como esses acontecerão no decorrer deste ano.

O governador Marcelo Miranda, que estava acompanhado do secretário da Agricultura Clemente Barros, do presidente da Adapec Humberto Camelo e do presidente do Naturatins Herbert Brito, disse que todas as reivindicações dos representantes do setor agropecuário são necessárias e que irá, juntamente com sua equipe de trabalho, encontrar soluções para atendê-las dentro das possibilidades financeiras do Estado, ao mesmo tempo que agradeceu a permanente parceria dos produtores rurais com o Governo. Também estiveram presentes à reunião os superintendentes da FAET, Frederico Sodré, e do SENAR, Rayley Campos Luzza.