Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Ministro foi recepcionado pela vice-governadora Claudia Lelis

Ministro foi recepcionado pela vice-governadora Claudia Lelis Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Ministro foi recepcionado pela vice-governadora Claudia Lelis Ministro foi recepcionado pela vice-governadora Claudia Lelis

No dia D de mobilização nacional contra o Aedes Aegypti nas escolas, o ministro da Secretaria Nacional dos Portos, Helder Barbalho, está no Tocantins para participar das ações de combate ao mosquito no Centro de Ensino Médio de Gurupi, sul do Estado. O evento, realizado pelo Governo do Tocantins, nesta sexta-feira, 19, também marca a abertura oficial do ano letivo estadual. 

O ministro Helder Barbalho foi recepcionado agora pela manhã pela vice-governadora Claudia Lelis, acompanhada pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. As autoridades seguem para Gurupi, onde serão realizadas ações de combate ao mosquito, como atividades pedagógicas, além da distribuição de material informativo e mutirões de limpeza no entorno das unidades de ensino. 

A ação no Estado acontece em todas as 530 escolas, visando combater o mosquito vetor de doenças como o Zika vírus, a Dengue e a Chikungunya, e busca conscientizar as comunidades do Tocantins para que se envolvam na eliminação dos focos. 

Entre os parceiros envolvidos no dia D estão, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro. 

Programação

Com uma programação diversificada, o evento será composto ainda pela apresentação cultural dos alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral José Campos Seabra Lemos. Além disso, durante a solenidade, o Governo do Estado entregará kits educativos para alunos e professores da região. 

Ação nacional 

A ação, que acontece em parceria com entidades de diversos setores, faz parte do pacto nacional proposto pelo Ministério da Educação (MEC) envolvendo todos os estados no combate ao Aedes Aegypti, por meio da conscientização da população para o controle dos ambientes que favoreçam a proliferação do mosquito.