Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: João Paulo Burini/Getty Images

Foto: João Paulo Burini/Getty Images

Com o período chuvoso, torna-se comum a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. A fim de conscientizar a população a respeito da importância do combate à doença no princípio de desenvolvimento do inseto, a BRK, empresa privada de saneamento básico do Brasil, lança a campanha educativa “Não perca o FOCO”.

A iniciativa apresenta a prevenção como a principal forma de combate à dengue, visto que, o mosquito demora cerca de 10 dias para se desenvolver, e é neste momento importante que não se pode “perder o foco”. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos, orienta a campanha.

Para a diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, os esforços são coletivos e a BRK entra nesta luta colaborando com a Campanha e com o compromisso de levar o saneamento além do básico. “Apesar de, por muito tempo, se pensar que os ovos só eclodiam em água limpa, hoje já se sabe que eles também são capazes de se desenvolver em água suja. A contribuição para a saúde e bem-estar é uma missão de todos nós.”

Para auxiliar na prevenção da doença, a companhia destaca alguns lembretes para que a população possa fazer a sua parte no combate ao mosquito. Confira: 

· Na campanha contra a dengue, prevenir é o melhor jeito de acabar com o mosquito.

· Fique de olho e não deixe água parada. Com cada um fazendo sua parte, o mosquito da dengue não se prolifera.

· Prevenção contra a dengue precisa da ajuda de todos: busque por informação e espalhe esse conhecimento.

· Os cuidados com a pandemia continuam. E os com a dengue também. Não deixe focos do mosquito surgirem na sua casa.

A campanha lançada pela BRK disponibiliza uma página exclusiva na internet com informações, dicas e orientações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança.