Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Com o intuito de orientar os microempreendedores individuais (MEI) e facilitar o cumprimento de suas obrigações legais, o Sebrae Tocantins oferece palestras e oficinas gratuitas voltadas à organização financeira das empresas. O principal foco das capacitações é preparar os empresários para realizar corretamente a declaração Anual do Simples Nacional para o MEI, que tem prazo até 31 de maio.

Empreendedores de todo o estado podem participar de palestras e oficinas sobre tributação, gestão financeira, declaração de faturamento, modelo de negócio Canvas, entre outros temas. A iniciativa de oferecer as capacitações gratuitamente partiu da necessidade que os empresários apresentaram de serem orientados para declarar corretamente seu faturamento.

A declaração pode ser feita gratuitamente através do portal do Simples Nacional (www.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional), sem necessidade de instalar nenhum aplicativo ou programa, em que os empresários deverão preencher uma tabela com a relação de todas as receitas adquiridas no ano de 2015. Os MEIs que não preencherem o quadro dentro do prazo estarão sujeitos à multa.

Além das capacitações, os MEIs que tiverem dúvidas ou precisarem de auxílio para realizar a declaração podem procurar diretamente a unidade do Sebrae mais próxima em posse do relatório de arrecadação do ano anterior, CCMEI e RG. Para se informar sobre a programação de palestras e cursos em todo o estado, os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae.

Tags: Sebrae