Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante a audiência Pública realizada nesta última quinta-feira,25, pela Comissão externa criada para acompanhar as ações relacionadas ao surto de zika vírus no País e à microcefalia, a deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) fez diversos questionamentos no que tange as condições de tratamento oferecidas pelo SUS as crianças com microcefalia. 

Na ocasião, os parlamentares debaterem o assunto com o secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Araujo de Oliveira, que pontuou sobre as ações do Governo para combater o surto.

Josi chamou a atenção para o tratamento das crianças que estão sendo notificadas com a microcefalia. “A questão do acompanhamento destas crianças com microcefalia. Como será feito o tratamento destas crianças com microcefalia que toda semana vão precisar se deslocar para receber atendimento? Nós vimos através da mídia, a história de uma mãe que viaja 200km toda semana para receber atendimento. E como o poder público vai proporcionar a essas mães melhores condições para realizar o acompanhamento destas crianças”, questionou.

Outro questionamento feito pela peemedebista foi com relação a capacitação dos profissionais de saúde que estão lidando diretamente com a gestante e com as crianças notificadas com a doença. “ A questão da formação dos profissionais que estão atendendo a esta mãe deste o pré-natal até após o parto. Eu conversei com pessoas da área da saúde que ainda não têm as informações necessárias. São pessoas que lidam com estas gestantes e que não possuem as informações necessárias para passar a estas gestantes. Eu queria saber como está este processo da formação de todos os profissionais da saúde que lidam tanto coma gestante quanto com o portador da microcefalia”, completou.

Embora não seja titular da Comissão, Josi adiantou que vai acompanhar as reuniões e participar dos debates sobre o assunto. Criada no último dia 3, a Comissão que é coordenada pelo deputado Osmar Terra (PMDB-RS), já definiu o plano de trabalho para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, o transmissor do Zika vírus.