Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Júnior

O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, (Seagro), Clemente Barros e equipe técnica estão participando do seminário Brasil – Japão: Investimentos na Região do Matopiba/Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos. No período da manhã desta segunda-feira, 29, o evento foi realizado no Auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

O seminário acontece durante todo o dia, no período da tarde, a partir das 14h30, o seminário continua no Hotel dos Girassóis Plaza. No evento está previsto a assinatura de um memorando de cooperação para agricultura e alimentação, entre Brasil e Japão.

O documento se baseia em estudos e projetos que viabilizam investimentos japoneses na região agrícola do Matopiba, formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e que vem expandindo fortemente a produção de grãos (soja, milho, algodão, arroz e outros) nos últimos anos.

Para o secretario Clemente Barros o encontro é muito importante porque reúne, pela primeira vez, os quatro governadores dos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piaui e Bahia). “É importante principalmente no sentido de estarmos programando ações conjuntas para o desenvolvimento da região para não duplicar estruturas e desperdiçar recursos ao invés de fornecer apoio ao produtor”, destacou.

O Seminário é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na pessoa da ministra Kátia Abreu. Participam do evento o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima,governadores do Tocantins Marcelo Miranda, do Maranhão Flávio Dino, do Piauí Wellington Dias e o vice-governador da Bahia João Leão, além de senadores, deputados federais, deputados estaduais, secretários de estado, prefeitos, vereadores, representantes de instituições estaduais, municipais e privadas, estudantes e da sociedade como um todo.   

Paralelamente ao seminário, está previsto para acontecer uma reunião bilateral sobre temas sanitários e fitossanitários. Os japoneses farão ainda uma visita técnica a empreendimentos do agronegócio prevista para acontecer em 01 de março com objetivo de conhecer as potencialidades da região do Matopiba, segundo o ministério brasileiro.