Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lia Mara

O Governo do Estado vem levantando dados junto a órgãos competentes, a fim de diagnosticar o real cenário da safra de grãos 2015-2016. A partir deste levantamento, o governador Marcelo Miranda pretende adotar as medidas necessárias, de forma a constatar o impacto das adversidades climáticas na produção agrícola deste ano. O assunto foi tratado pelo governador durante audiência com deputados estaduais, na tarde desta terça-feira, 8.

Independentemente do resultado do levantamento, o governo vai intermediar junto às financeiras maior flexibilidade no alongamento do prazo de quitação de dívidas dos financiamentos, para atividades agrícolas.

De acordo com o governador, o estado vem acompanhando as condições climáticas por meio das 19 estações meteorológicas espalhadas pelo Tocantins. “Vamos tomar as medidas necessárias para garantir que os produtores não tenham maiores prejuízos. Vamos dialogar com as financeiras para que elas possam estar sensíveis no recebimento das dívidas dos financiamentos”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, ressaltou que, por recomendação do governador, desde o mês de fevereiro já estão sendo estudadas as consequências da estiagem para a safra de grãos 2015/2016. “E para que ele tome alguma decisão no sentido de proteção ao produtor rural nós temos que seguir três critérios – o levantamento da quantidade de chuvas que ocorreu no período da safra; um relato oficial da Defesa Civil; e por último o resultado do levantamento mensal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, explicou.

A divulgação dos dados da Conab, que geralmente ocorre dia 10, dará um panorama das consequências da escassez de chuvas para a safra de grãos. Definindo, assim, a necessidade da assinatura de um decreto emergencial, o que facilitará o trâmite dos produtores juntos as financiadoras na negociação de suas dívidas.

Presente na reunião, o deputado estadual Olyntho Neto avaliou como positivo o encontro com o governador. “Nós saímos agora com o compromisso do governador de discutir [com os membros do governo], para depois do dia 10 apresentar a medida que o Estado vai tomar para resguardar os produtores dos prejuízos que eles têm na sua produção. Eles querem um prazo para que eles trabalhem e possam pagar com mais tempo as suas dívidas”, apontou. 

A reunião contou, ainda, com a presença dos parlamentares Cleiton Cardoso e Júnior Evangelista, além de secretários de estado.