Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao lembrar os 25 anos de inauguração do Palácio Araguaia, comemorado nesta quarta-feira, 9, o deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) destacou a importância da obra na consolidação de Palmas como a Capital do Estado. Segundo o deputado, após a inauguração da sede definitiva do Poder Executivo, Palmas se tornou “irreversível”.

“Entregar para o próximo Governador o Palácio Araguaia pronto, era uma forma de não permitir que as manifestações contrarias a implantação de Palmas revertessem a instalação da Capital”, explicou o deputado ao também relembrar que o ex-governador Siqueira Campos teve apenas seis dias para despachar no novo prédio, pois seu mandato encerrou-se no dia 15 de março de 1991, quando transmitiu o cargo ao então governador Moisés Avelino.

Ainda em seu pronunciamento, Eduardo Siqueira relembrou os tempos difíceis da fase de implantação do Estado do Tocantins, rememorando que o ex-governador Siqueira Campos havia sido eleito para um mandato de apenas 2 anos e de um estado que “não existia”. “Ainda assim, em quatro meses o local para construção da Capital definitiva já havia sido escolhido e em dois anos, o Palácio Araguaia era inaugurado”, destacou.

O deputado explicou também que o nome Araguaia foi dado ao Palácio em homenagem ao outro grande rio que banha o Estado, que em sua criação foi denominado Tocantins.

Eduardo Siqueira disse que ainda guarda recorte de jornais nacionais da época, que afirmavam ser uma obra de megalomania. O deputado afirmou que na ocasião havia um contraste, pois as demais construções ainda eram provisórias. “E hoje, o Palácio Araguaia está no centro das decisões, no meio de uma das maiores praças do mundo”, frisou.

Sem perder a oportunidade de criticar a atual gestão estadual e o seu “pacotaço” de impostos, o deputado encerrou declarando que Palmas tem conseguido se sobressair, apesar destas adversidades. “Não há imposto ou perseguição fiscal que possa afetas a pujança que a nossa Capital tem para o País”.

Aplausos

Também como forma de homenagear a todos que colaboraram para a construção do Palácio Araguaia, o deputado Eduardo Siqueira apresentou uma moção de aplausos ao ex-governador Siqueira Campos e também a todos os trabalhadores da obra, comerciantes que vieram para Palmas naquela época e demais pioneiros.