Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda realizou a abertura oficial da colheita de grãos nessa quarta-feira, 9, na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, no município de Porto Nacional. Na ocasião, ele destacou que, mesmo com o impacto na safra provocado pelas condições climáticas, a produção de grãos 2015/2016 ainda mantém o Estado em posição de destaque no País. O governador manifestou total apoio ao setor.

 "Mesmo quando as circunstâncias não são as melhores aos nossos olhos e a avaliações técnicas, estamos em vantagem. Integrante da região do Matopiba, considerada a maior fronteira agrícola do mundo, somos referência na produção de alimentos", ressaltou o governador ao reconhecer que a produção de grãos atravessa uma situação atípica. 

Conforme o 5º levantamento de estimativa de produção de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em fevereiro, a produção de grãos será de cerca de 3,8 milhões de toneladas, mais de 413 mil toneladas a menos que na safra 2014/2015. O que não tira o estado da sua posição de destaque, sendo que essa queda é consequência ocasional do baixo volume de chuva. 

Em função desses números, o governador garantiu atenção especial ao atual cenário da agricultura. "Estamos aguardando dados mais recentes da Conab para avaliar o percentual de perdas desta safra. A partir desse levantamento, tomaremos as medidas cabíveis. Se necessário, buscaremos soluções junto às instituições financeiras e ao governo federal", disse. 

Um dos proprietários da Fazenda Nossa Senhora do Carmo, Ademir Celso Rossato, destacou que ao longo dos três anos de investimentos na produção de grãos no Estado, têm obtido resultados positivos. "Uma boa safra é fruto da nossa dedicação, da busca de orientação de especialistas. Agradeço a todos que têm apoiado a agricultura do Estado, em especial ao Governo, em nome dos agricultores. Esperamos continuar recebendo o apoio com boas iniciativas políticas", pontuou.

O presidente da Federação da Agricultura do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro, ressaltou que o Tocantins continuará com altos índices na produção de grãos. "Teremos uma baixa, mas os nossos números ainda são muito significativos. A Federação está de portas abertas para, junto com a Secretaria da Agricultura, continuar impulsionando a produção agrícola em nosso Estado", ressaltou. 

A solenidade de abertura oficial da colheita de grãos no Estado do Tocantins ocorre anualmente. Para o secretário de estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, o evento é também uma oportunidade para o Governo do Estado parabenizar os produtores agrícolas que, nos últimos 10 anos, provocaram o crescimento na produção de grão. "O que aconteceu este ano foi um fato atípico. Estaremos apoiando o setor para que os produtores não desanimem. Temos certeza de que nossa agricultura continuará crescendo", ponderou.