Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Uma comitiva de prefeitos das regiões Norte do Tocantins e do Sul do Maranhão visitou na terça-feira, 8, o complexo agroindustrial da Bonasa Alimentos, no município de Aguiarnopólis/TO. O deputado estadual José Bonifácio (PR), representante da região Norte de Tocantins na Assembleia Legislativa e o gerente geral do Banco da Amazônia, Fábio Santos, também participaram da visita.

Bonifácio, que é ex-prefeito de Tocantinópolis e, portanto,acompanha a implementação do projeto desde do início, destacou a importância da presença de uma empresa como a Bonasa para a economia do Estado, comprometida com o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua. 

Integraram a comitiva os prefeitos Ivan Paz da Silva (Aguiarnopólis); Fábio Gomes de Souza (Tocantinópolis); Clayton Paulo Rodrigues (Nazaré); Evandro Pereira de Souza (Palmeira de Tocantins); Professora Itelma (Santa Terezinha de Tocantins); Anderson Marinho (Porto Franco) e Cicero Morais (Estreito). Todos mantêm com a Bonasa uma estreita parceria em ações voltadas para a geração de renda e bem-estar social.  

Recebidos pelo superintendente da unidade, Ideraldo Lima, acompanhado por gestores de diversas áreas da empresa, os visitantes percorreram as linhas de produção. Também tiveram acesso à informações sobre as crescentes exportações da Bonasa para países do Oriente e da Ásia.

Destaque na geração de empregos

A Bonasa é um dos maiores empregadores privados da região Norte e do Estado de Tocantins. Na unidade de Aguiarnopólis trabalham, atualmente, mais de 1.200 funcionários. As atividades da empresa contribuem para gerar, ainda, outros 4.500 empregos indiretos. São acrescidos a esses números os empregos gerados pela Bonasa em Paraíso de Tocantins, onde a empresa mantém uma relevante participação na marca ‘Frango Norte’.

Nos municípios de Estreito e Porto Franco, ambos no Maranhão, está concentrado um grande número de produtores rurais integrados, que fornecem as aves processadas na unidade industrial da companhia e que contam com o suporte do Banco do Nordeste. As duas cidades contribuem, ainda, com parte da mão de obra utilizada pelo complexo industrial.