Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira

O arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, realizou na manhã desta terça-feira, 15, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, da Igreja Católica, que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. A apresentação foi feita durante a suspensão da sessão e contou com a presença de diversos diáconos e padres da Capital.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem o objetivo de divulgar a importância do saneamento básico para todas as pessoas por meio de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da população.

O arcebispo chamou a atenção para as epidemias e doenças proliferadas por falta de cuidado com o meio ambiente e de saneamento. Para dom Pedro Brito, as reflexões sobre o tema demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público.

Além da mensagem e orações, foi apresentado um vídeo sobre a campanha. Nele, são abordados o uso consciente da água potável, a importância do esgoto sanitário, da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos. O vídeo alerta também sobre o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de água pluvial como medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Osires Damaso (PSC), ressaltou a importância da discussão do tema com a sociedade. Ele disse que é preciso ampliar o debate com a comunidade e demais órgãos do poder público, e reforçou que a Casa de Leis sempre está aberta para assuntos dessa envergadura.