Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nos próximos dias 16 e 17, pesquisadores de diferentes Unidades da Embrapa discutirão projetos dentro da área de aquicultura. Atualmente, diversas Unidades desenvolvem pesquisas dentro dessa temática, compondo um portfólio próprio. O workshop está marcado para a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), uma das Unidades com atuação na área.

Entre os objetivos das discussões, estão avaliar resultados de projetos que atualmente compõem o portfólio de aquicultura da Embrapa e prospectar tendências de pesquisas para atualização de documento síntese orientador dos trabalhos. Além disso, as linhas temáticas hoje consideradas prioritárias nesse portfólio de projetos serão avaliadas e, conforme a necessidade, ajustadas.

Existe, na Embrapa, um comitê gestor do portfólio de aquicultura, presidido por Eric Routledge, que também é chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). Compõem ainda esse comitê pesquisadores de outras seis Unidades da empresa: Meio-Norte (Teresina-PI); Tabuleiros Costeiros(Aracaju-SE); Amazônia Ocidental (Manaus-AM); Pantanal (Corumbá-MS); Meio Ambiente; e Agropecuária Oeste (Dourados-MS).

Cabe ao comitê coordenar as dezenas de pesquisas que a empresa realiza em aquicultura, que são em diversas áreas do conhecimento, como sanidade, nutrição, sistemas de produção e estudos socioeconômicos. O atual documento que norteia as pesquisas da Embrapa na área propõe concentração de esforços em sete espécies (tilápia, tambaqui, pirarucu, cachara, camarão-cinza, bijupirá e jundiá), além de peixes ornamentais e outras espécies, desde que haja justificadas demandas de mercado.

De acordo com Eric, "a organização dos projetos de aquicultura da Embrapa no formato de portfólio e a respectiva chamada 09/2013 vêm direcionando as propostas submetidas para atendimento de demandas organizadas em temas e linhas prioritários de forma a contribuir para concentrar os esforços e diminuir a dispersão que havia no tema. As particularidades regionais e o grande potencial que o país apresenta em aquicultura aumentam ainda mais o desafio da empresa visando a atender diferentes demandas do setor produtivo em nível nacional".

Durante o workshop, deverá ser discutido o relatório de gestão anual do portfólio. "Para embasar o relatório, estaremos considerando as perguntas orientadoras estabelecidas pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) e que deverão considerar, entre elas, a revisão das linhas prioritárias de pesquisa associado ao perfil da carteira de projetos e a contribuição de cada projeto para alcance de resultados previstos do portfólio", explica Eric. O DPD fica em Brasília-DF e é a Unidade da Embrapa responsável pela gestão corporativa dos projetos da empresa.