Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação Trabalho de Ciências na Escola Estadual Dom Alano Trabalho de Ciências na Escola Estadual Dom Alano

Jovens do ensino médio, de cursos técnicos e da Educação de Jovens e Adultos poderão inscrever seus projetos de inovações tecnológicas no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que concederá premiação a cinco categorias: Iniciação Científica; Estudante universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior e Integração. As inscrições poderão ser feitas até o dia 29 de abril no endereço http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct.

É na categoria Iniciação Científica que os estudantes do ensino médio poderão participar de forma individual ou em equipe. A exigência é que os jovens tenham idade de até 21 anos.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia concederá premiação em dinheiro, que varia de 2 mil dólares para alunos da educação básica, e 5 mil dólares para jovem pesquisador. O objetivo é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisas, que representam potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico.

O tema escolhido para este ano é: “Inovação e Empreendedorismo” e podem participar estudantes dos países membros do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).