Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

Uma obra fundamental para o setor empresarial de Gurupi e região, assim descreve o empresário Pedro Paulo Santana Rios sobre o serviço de revitalização e pavimentação asfáltica realizado pelo Governo do Tocantins no Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig). As obras foram entregues na manhã desta segunda-feira, 21, pelo governador Marcelo Miranda e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, em solenidade na qual também foi assinada ordem de serviço para obras de rebaixamento da rede de energia elétrica do parque.

"São melhorias que enchem os olhos de outros empresários para quererem vir para cá. Temos muitos amigos empresários interessados em investir no Estado, até pelos incentivos fiscais que temos aqui e a melhoria na estrutura do parque se soma a isso", afirmou Pedro Paulo, que é diretor administrativo da empresa Saborelle, instalada no Parque Agroindustrial.

Durante o evento, o governador Marcelo Miranda apontou seu empenho para retomar as grandes obras estruturantes no Tocantins, destacando a busca por recursos junto a instituições financeiras internacionais para financiamento de diversos projetos, como de melhoria da malha viária do Estado. "A infraestrutura do nosso estado está sendo preparada novamente", frisou. Ainda em seu discurso, Marcelo Miranda destacou a importância de investir em outro modal de transporte, o hidroviário, para favorecer o escoamento da produção.

As obras de revitalização e pavimentação executadas pelo Governo tiveram um investimento da ordem de R$ 2.487.421,43, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) do Estado. Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) - órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, (Seden) - o secretário Alexandro de Castro reforçou que esta é uma demonstração do esforço do Governo em incentivar a vinda de indústrias para o Estado.  "Não só com a instalação de áreas adequadas e com benefícios fiscais significativos para o custo da produção, mas também com a ação extensiva de reinvestir a contribuição legal que as empresas recolhem mensalmente ao Fundo de Desenvolvimento em investimentos que beneficiem e melhorem ainda mais suas condições operacionais".

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, enfatizou a parceira do Governo do Estado como fundamental para o crescimento da cidade. Citando a localização estratégica e a logística como elementos favoráveis para Gurupi, ele defendeu a adoção de um modelo de desenvolvimento para o Brasil que não favoreça apenas as capitais e os grandes centros. Falando em nome da classe empresarial do município, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adailton Batista Fonseca acentuou a importância da revitalização do parque, bem como do rebaixamento da rede de energia elétrica e dos incentivos fiscais ofertados pelo Estado para o empresariado e avaliou que a entrega da obra de revitalização e pavimentação é "muito representativa da proximidade do Governo com a cidade Gurupi".

Melhorias

O distrito agroindustrial de Gurupi foi criado pela Lei Municipal nº 732/88 e Decreto nº 031/90 e está localizado na BR 153, saída para o município de Aliança. Com uma área total de 1.801.486,59 m², o parque conta com 41 empresas instaladas que, juntas, geram atualmente 1.432 empregos. As obras de revitalização e pavimentação entregues nesta segunda-feira compreendem serviços de recuperação asfáltica do trevo de acesso, eixo principal e vias primárias, com 65.893,56 m² de extensão; e pavimentação asfáltica nas vias secundárias 09, 10 e parte da 03, com 31.920,30 m² de extensão. O serviço foi executado pela empresa Técnica Viária Engenharia e Construções LTDA.

Por sua vez, a ordem de serviços para obras de rebaixamento da rede de energia elétrica no Paig prevê a construção de 697 metros de Rede de Distribuição Urbana de Alta Tensão (RDU-AT) e 1.272 metros de Rede de Distribuição Urbana de Baixa Tensão (RDU-BT), com instalação de dois postos de transformação para atender as empresas no parque. O valor do investimento está estipulado em R$ 180.582,96, e a obra será executada pela empresa Construtora e Empreendedora Nacional.

Presentes

Empresários de diversos setores compareceram à cerimônia, assim como lideranças políticas estaduais e municipais, entre eles, a deputada federal Josi Nunes, o deputado estadual Mauro Carlesse, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pizonni, a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Carla Susana, o secretário de Estado da Infraestrutura, Sérgio Leão, e a vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes.