Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Nesta terça-feira, 21, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Atualmente, 39 alunos com essa Síndrome estão matriculados nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) tem trabalhado a inclusão desses estudantes no ensino regular.

Em todo o País, a educação inclusiva visa garantir o atendimento educacional especializado, preferencialmente nas escolas comuns. No Tocantins, 337 turmas recebem suporte através das salas de recursos multifuncionais, dotadas de equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade visando atender às especificidades dos alunos.

Para promover o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, o acompanhamento pedagógico oferecido aos alunos com Síndrome de Down, utilizando técnicas diferenciadas, é realidade em 162 escolas do Estado.

De acordo com a gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins, em casos de maior comprometimento dos estudantes, profissionais capacitados fazem o acompanhamento para suprir as dificuldades momentâneas nas diversas disciplinas. “Esses profissionais ficam dentro das salas de aula, apoiando não só no que diz respeito à inclusão, mas também a parte pedagógica”, explicou.

Segundo o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, a Seduc tem trabalhado para oferecer um ensino de qualidade para os estudantes com Síndrome de Down, matriculados na Rede Pública Estadual. “A inclusão desses alunos, nas escolas estaduais do Tocantins, indica o nosso trabalho constante para superar as desigualdades socioeducacionais no Estado, adotando uma proposta pedagógica que assegure educação de qualidade aos estudantes com deficiência”, afirmou.

Apoio

Por meio da gestão compartilhada, o Estado também apoia as atividades desenvolvidas nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), através do Atendimento Educacional Especializado. Assim, são disponibilizados profissionais que possibilitam a oferta do atendimento aos alunos das Apaes conveniadas.