Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Rádio Universitária UFT FM, transmitida pela frequência 96,9 MHz, inicia sua programação na próxima terça-feira, dia 29 de março de 2016. Com o slogan "Música, Cultura e Educação no seu rádio", a UFT FM promete uma programação musical diferenciada, recheada de informação, 24 horas por dia. A inauguração oficial está marcada para as 19 h, na sede da UFT FM, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Os trabalhos para a implantação da UFT FM começaram em 2011, com a formação dos grupos de trabalho que definiram a missão e a visão da rádio universitária, estruturação dos estúdios, a política de comunicação e a formação de equipe que estará à frente das transmissões da emissora.

Enquanto veículo público, a 96,9 atuará de acordo com os princípios da universidade pública, primando pela democratização da comunicação no Brasil e pela consolidação de um espaço aberto para discutir a educação e debater ideias, conceitos e questões estratégicas do Tocantins. 

Segundo a diretora de Comunicação da UFT, Marluce Zacariotti, a missão da UFT FM é produzir e oferecer aos ouvintes uma programação de rádio fundamentada em educação, cultura, diversidade e cidadania. “O papel fundamental da rádio será reforçar o compromisso da universidade com a sociedade, nos parâmetros de uma comunicação pública transparente e que de maneira participativa estimule a formação crítica na construção do conhecimento”.

A 96,9 MHz iniciará suas atividades com uma grade voltada ao jornalismo, mas de forma gradativa serão inseridos conteúdos nas áreas da educação, cultura e artes, por meio de programas direcionados à comunidade em geral. Além disso, primará pela diversidade e a qualidade da programação musical, o incentivo à produção local, a disseminação do conhecimento produzido e armazenado na Universidade e ainda a prestação de serviços para a comunidade.

Alunos e professores

A emissora também oferecerá aos alunos do curso de jornalismo um espaço para por em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Uma vez por semana, irá ao ar o Repórter Calango, produzido pela turma de radiojornalismo. Os alunos terão a oportunidade de estágio na rádio. Para os professores, além de ser uma ferramenta de fixação de conteúdos, a rádio universitária vai possibilitar a inserção de programas que envolvam projetos de extensão, de pesquisa e de ensino. As propostas serão avaliadas por meio de edital.

Maior abrangência do Tocantins

A UFT FM é a rádio que alcançará o maior número de municípios, com um raio de aproximadamente 150 km de Palmas. Com um transmissor na potência de 10KW, cidades como Gurupi, Miracema, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, por exemplo, poderão acompanhar a programação sintonizando a rádio na frequência 96,9. Além disso, a UFT FM estará disponível na internet e poderá ser acessada 24h.

Sede da Rádio

O prédio da UFT FM está localizado na área conhecida como estação experimental, que fica ao lado do Restaurante Universitário, no Câmpus de Palmas. Com 182,58m² de área construída, o prédio abriga uma ampla área para a redação, estúdios de produção de áudio, gravação e o estúdio principal, além de uma sala destinada à TV Web da Universidade. 

Para o reitor, Márcio da Silveira, é de fato um sonho de muitos que se realiza. “Estou muito feliz porque sei do empenho de todos ao longo desses anos para que a rádio existisse. O mais importante é a comunidade acadêmica entender o que significa esta conquista, pois a rádio universitária é um canal direto da UFT com a sociedade tocantinense e isso ajudará a divulgar nossas ações e projetos”, diz.