Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Poder Judiciário comunicou o falecimento do desembargador aposentado Antônio Félix Gonçalves, na manhã desta quinta-feira, 24, em Goiânia. O desembargador lutava contra um câncer há cerca de dois anos e estava internado no Hospital Anis Rassi há mais de 20 dias. O velório ocorrerá durante a tarde e noite desta quinta-feira no cemitério Jardim das Palmeiras em Goiânia. Na manhã dessa sexta-feira (25/03), o corpo segue para Araguaína onde será velado e sepultado no cemitério Jardim das Paineiras.

O Tribunal de Justiça decretou luto oficial por três dias no âmbito do Poder Judiciário.

A presidência do TJ lamenta "profundamente a perda do magistrado que exerceu a magistratura por 23 anos, sempre pautado pelos valores éticos no cumprimento de suas funções seja como juiz membro dessa Corte, ou ocupando as mais altas funções como corregedor geral da Justiça e presidente do Tribunal'. 

Em nota, o Tribunal de Justiça definiu Antônio Félix como um pai exemplar e fiel às suas convicções e amizades. "O desembargador Antônio Félix honrou a Justiça tocantinense e brasileira, primando sempre pela soberania da Lei. Aos familiares, amigos e admiradores, os mais sinceros votos de pesar, rogando a Deus que derrame suas bênçãos neste momento doloroso", segundo o TJ. 

Perfil Desembargador Antônio Félix Gonçalves

Nasceu no dia 13 de junho de 1942, na cidade de Cambuquira-MG, filho de Maria Aparecida Gonçalves e José Félix Gonçalves.

Concluiu seu curso ginasial em Lavras-MG, no ano de 1956. Nesse mesmo ano ingressou no Colégio Piratininga, em São Paulo.

Formado em Direito pela Faculdade de Araraquara, Antônio Félix procurou novos horizontes para desenvolver sua aptidão profissional, mudando-se para o Estado de Goiás, onde conquistou sua carteira de advogado na OAB-GO.

Mais tarde, encarou o desafio de mudar-se para o distante Norte de Goiás, fixando residência na cidade de Araguaína, onde exerceu a advocacia durante onze anos, destacando-se como advogado. Em Araguaína, foi presidente da subseção da OAB-GO, presidente do Lions Clube, presidente da Cooperativa Agropecuária e assessor jurídico da Prefeitura Municipal.

Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça no dia 6 de janeiro de 1989, ou seja, logo na formação do Estado do Tocantins. Sua nomeação se deu por Decreto Governamental, após ter sido escolhido na lista tríplice apresentada pela OAB-GO. Mais tarde, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins para o biênio 1995/1997. Como membro do Tribunal, foi eleito pelo Tribunal Pleno para ser o primeiro corregedor geral de Justiça do novo Estado, assumindo esse cargo no dia 23 de janeiro de 1989.

Tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO), em 1992, exercendo o cargo até 25/02/1993, quando renunciou por ter sido eleito vice-Presidente do Tribunal de Justiça.

Assumiu, em 1996, a vice-presidência do TRE-TO, sendo eleito, em 1997, para a presidência do órgão no período de 1988/1999, realizando com sucesso as eleições para presidente, governador, senador, e deputado estadual e federal daquele pleito.

Em 2007 assumiu a Corregedoria e a Vice-Presidência do TRE-TO, ao lado da desembargadora Dalva Magalhães, eleita presidente. Devido ao falecimento de Dalva Magalhães em 2008, Antônio Félix assumiu interinamente a Presidência do TRE-TO. Em dezembro de 2010, o desembargador também assumiu interinamente a Presidência do TJTO até fevereiro de 2011. Em 13 de junho de 2012 foi publicado decreto concedendo a aposentadoria ao desembargador Antônio Félix.

Notas de Pesar 

A Prefeitura de Araguaína manifesta pesar pelo falecimento do ex-desembargador no Tocantins, Antônio Félix Gonçalves, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 24, no Hospital Anis Rassi, em Goiânia (GO). Gonçalves lutava contra um câncer e há alguns dias estava internado.  

Antônio Félix, pioneiro em Araguaína, além de advogado atuante foi também o primeiro desembargador pelo quinto constitucional do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Tocantins.

Natural de Cambuquira (MG), dedicando-se à advocacia mudou-se para Araguaína onde residiu por mais de uma década. Foi presidente da subseção Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás, presidente do Lions Clube de Araguaína, cooperativa agropecuária e assessor jurídico na Prefeitura. 

O velório e sepultamento ainda sem horários definidos serão em Araguaína. 

Reiteramos respeito e solidariedade à família e amigos. Que Deus dê força e sabedoria para superar a dor neste momento. 

Ronaldo Dimas – Prefeito de Araguaína

---------------------------------------------------------------------------------------------

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, manifesta pesar pelo falecimento do desembargador aposentado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO), Antônio Félix Gonçalves.

O empresário Roberto Pires manifesta ainda sua estima à história do amigo Antônio Félix que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Tocantins, quando, ainda em Araguaína, teve atuação destacada como presidente da OAB, então Goiás, subseção de Araguaína e presidente do Lions Clube e da Cooperativa Agropecuária.

Que Deus possa confortar os amigos e familiares neste momento de profunda tristeza.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

OAB lamenta morte de Antônio Félix

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) lamenta o falecimento do advogado e desembargador aposentado Antônio Félix Gonçalves, 73 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24 de março, em Goiânia. Ele lutava contra um câncer há cerca de dois anos e estava internado no hospital Anis Rassi há mais de 20 dias. O velório e o sepultamento ocorrerão em Araguaína.

O Tribunal de Justiça decretou luto oficial por três dias no âmbito do Poder Judiciário. Antônio Félix foi o primeiro desembargador do Tocantins indicado pelo quinto constitucional, indicado pelo Estado de Goiás. Ele também presidiu a subseção da OAB em Araguaína.

Para OAB, o Tocantins perde um operador do direito de caráter exemplar e, que durante toda a sua carreira, que tem 23 anos de magistratura, atuou em defesa da soberania da lei.

Nesse momento de dor e consternação aos familiares, a OAB deseja força e repassa seus mais sinceros votos de condolências.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Manifesto minha profunda tristeza pelo falecimento do Desembargador Antônio Felix, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24, em Goiânia (GO).

O desembargador Antônio Felix era advogado de carreira e ocupou, com muita honra e para orgulho da advocacia, uma das cadeiras do Tribunal de Justiça do Tocantins, onde foi um magistrado sempre zeloso e conciliador.

Ano passado, no Dia do Advogado e da Justiça, recebeu, através de minha iniciativa, uma justa homenagem da Assembleia Legislativa por sua carreira impecável, dedicação e devoção à magistratura.

Estendemos à família nossos votos de pesar. Que Deus dê força e sabedoria para superar a dor desse momento.

Ricardo Ayres - Deputado Estadual (PSB)

(Matéria atualizada às 16h10min)