Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Jovens do ensino médio podem ter seus projetos aprovados na Câmara

Jovens do ensino médio podem ter seus projetos aprovados na Câmara Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Jovens do ensino médio podem ter seus projetos aprovados na Câmara Jovens do ensino médio podem ter seus projetos aprovados na Câmara

Estão abertas as inscrições para os jovens que desejam participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Para se inscrever o estudante deve elaborar um projeto de lei, de preferência que tenha abrangência nacional, até o dia 10 de junho.

Neste ano, 78 estudantes tomarão posse como jovens deputados, representando os estados brasileiros e apresentarão seus projetos em Brasília, no período de 26 a 30 de setembro de 2016.

Para participar do PJB, é necessário que o candidato tenha idade entre 16 e 22 anos; estar matriculado e cursando o ensino médio em escolas públicas ou particulares.

A escolha do tema do projeto é livre, o aluno poderá abordar assuntos como agricultura e meio ambiente, saúde, segurança, economia, empregos, educação, defesa do consumidor, esporte e turismo. O trabalho deve ser elaborado individualmente.

O número de jovens escolhidos será conforme o número de deputados estaduais de cada estado; no Tocantins, são oito representantes na Câmara dos Deputados, e uma vaga para o jovem parlamentar.

A coordenadora estadual do PJB, Vaneide Laberes da Silva Ferreira, explicou a importância dos estudantes das escolas estaduais participarem da seleção para conhecer melhor como funciona o processo democrático brasileiro. “O jovem participa de uma jornada parlamentar de uma semana em Brasília, e seu projeto tramitará nas comissões, passará por votações e assim, ele conhecerá a rotina da Câmara dos Deputados”, frisou.

Seleção

Vaneide esclareceu que o aluno faz sua inscrição na escola, esta envia para a Diretoria Regional de Educação, que selecionará os melhores trabalhos e enviará para a Seduc, que escolherá quatro projetos para enviar à comissão nacional, instituição responsável pela seleção final.

A pré-seleção será realizada no período de 13 a 29 de junho. Em 19 de agosto será divulgado o resultado final e a matrícula do aluno será feita no período de 19 a 26 de agosto.

A filha de inscrição poderá ser acessada no site www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em Destaques, mais informações obtidas na fanpage www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro. A Câmara dos Deputados dispõe para os inscritos um vasto material de estudos sobre os projetos de lei, sua tramitação nas comissões e outros assuntos no portal de Educação a Distância www.camara.leg.bra/ead.