Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

 Cerca de 60 mil estudantes dos 139 municípios participarão das competições dos Jets este ano

Cerca de 60 mil estudantes dos 139 municípios participarão das competições dos Jets este ano Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Cerca de 60 mil estudantes dos 139 municípios participarão das competições dos Jets este ano Cerca de 60 mil estudantes dos 139 municípios participarão das competições dos Jets este ano

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes realiza, na próxima, terça-feira, 12, em Arraias, a abertura oficial do 26º Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e 3º Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets). A solenidade acontece às 18h, no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Ribeiro Magalhães Filho.

O objetivo do evento é promover o acesso às atividades esportivas, como parte da formação integral dos alunos, proporcionando o intercâmbio sócio-esportivo entre os estudantes do Estado. Neste ano, irão participar do maior evento esportivo estudantil do Tocantins, cerca de 60 mil alunos de unidades escolares públicas e particulares de todo o Estado. Os embates dos Jets são divididos em quatro etapas: interna, municipal, regional e estadual. As modalidades disputadas são: basquetebol, voleibol, handebol, futsal, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, badminton, ciclismo, xadrez, vôlei de praia e ginástica rítmica.

De acordo com o secretário de estado da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, a nova política de educação implantada na rede estadual é o diferencial desta edição. “Em 2016, implementamos, de fato, a Educação Integral e Humanizada, e o desporto é um dos elementos fundamentais para que essa perspectiva pedagógica e didática possa se efetivar. Para o governador Marcelo Miranda, dar possibilidade para que alunos e alunas se desenvolvam do ponto de vista físico/motor é fundamental. Acreditamos que neste ano, os Jets terão condições de contribuir ainda mais para o processo formativo e educacional dos estudantes tocantinenses. Associada a essa mesma dinâmica, intencionamos ter no Parajets mais participantes em relação à edição de 2015.

Os Parajets são realizados em 14 etapas regionais e a final estadual. Os paratletas disputam o título estadual nas modalidades: atletismo, voleibol sentado, judô, natação, bocha paralímpica e tênis de mesa. A previsão é que sejam envolvidos nos embates cerca de 150 estudantes de 30 unidades escolares e Associação de Pais e Amigos dos Especiais (Apaes).

Competições nacionais

Os vencedores dos Jets serão os representantes do Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano acontecem em João Pessoa, capital da Paraíba. As competições da primeira etapa (12 a 14 anos) acontecem entre 20 e 29 de setembro. A segunda fase (15 a 17 anos) será realizada de 10 a 19 de novembro.

Em 2015, os atletas do Estado trouxeram dos Jogos Escolares da Juventude duas medalhas de prata e uma de bronze.  No Parajets do ano passado, o Tocantins garantiu cinco ouros, três pratas e quatro bronze.