Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lia Mara Solenidade de lançamento foi realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas na manhã deste sábado Solenidade de lançamento foi realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas na manhã deste sábado

Com o tema 'Tecnologia a Favor do Homem e da Natureza', o governador do Estado, Marcelo Miranda, lançou oficialmente neste sábado, 9, a 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Considerada um dos maiores eventos do gênero no País, a Agrotins 2016 será realizada de 3 a 7 de maio. A solenidade de lançamento foi realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, com a presença da vice-governadora Cláudia Lelis, do titular da pasta de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, outros auxiliares do governo, além de representantes dos legislativos federal, estadual, municipal e de instituições financeiras e empresas parceiras.

O governador justificou a definição do tema da Agrotins, enfatizando que os mercados local, nacional e internacional exigem avanços tecnológicos constantes de forma a melhorar a competitividade dos produtos. Destacou que, por meio da Agrotins, procura incentivar a adoção de novas tecnologias, bem como, a profissionalização e a oferta de assistência técnica ao homem do campo. “Que as inovações apresentadas na feira cheguem do pequeno ao grande produtor. Precisamos abandonar velhos hábitos e adotar conceitos e práticas sustentáveis, com respeito ao meio ambiente”, ressaltou. 

Marcelo Miranda aproveitou para homenagear as instituições de pesquisas estaduais, federais e aos profissionais que, ao longo dos anos se dedicam ao desenvolvimento de produtos e cultivares que fazem da região um celeiro para o Brasil e para o mundo. “Para que os resultados sejam alcançados é preciso que cada produto seja técnica e cientificamente estudado. Daí o nosso reconhecimento”, disse o governador, lembrando ainda a importância da parceria com as instituições financeiras presentes no evento com linhas de crédito e serviços específicos para atender esse segmento da economia do Estado durante a feira.

De acordo com o Secretário da Agricultura, Clemente Barros, essas práticas traduzem o potencial do Tocantins e apontam os desafios aos empreendedores, que antes tinham as preocupações restritas ao mercado interno. Agora, os produtores são motivados a buscar novas oportunidades em mercados externos. “Daí a necessidade contínua de adoção de tecnologias relacionadas ao setor. A Agrotins cumpre um papel importante na construção e transferência de conhecimento e informação”, disse. 

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), com o objetivo de difundir e agregar ao setor produtivo tocantinense conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial. Também constitui uma vitrine para exposição e comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual.

A Agrotins é realizada no Centro Agrotecnológico, e ocupa 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, áreas para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio.

 Durante os cinco dias de feira são realizadas palestras, fóruns, seminários e clínicas tecnológicas, além de unidades de campo e roteiros nas vitrines tecnológicas, demonstrações de funcionamento de máquinas agrícolas e melhores formas de plantio. 

Presenças

 Além de representantes do Legislativo, a solenidade contou ainda com as presenças do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade; do presidente da Federação da Agricultura do Tocantins, Paulo Carneiro; do superintendente da Conab, Jalbas Manduca; do secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Sahium; do presidente da Coapa, Ricardo Khouri; e do chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Mágno.