Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Região Campos Lindos é uma das mais produtivas do Estado

Região Campos Lindos é uma das mais produtivas do Estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Região Campos Lindos é uma das mais produtivas do Estado Região Campos Lindos é uma das mais produtivas do Estado

O prefeito de Campos Lindos/ TO, Jessé Pires Caetano, decretou estado de alerta e emergência na área urbana e rual do município em face aos problemas causados pela estiagem. De acordo com publicação do Decreto n° 004-A/2016, no Diário Oficial Estado desta última sexta-feira, 8, a estiagem de grandes proporções, tem provocado danos irreparáveis à produção agrícola, base da economia de Campos Lindos. 

Segundo a gestão de Campos Lindos, em todo o território municipal ocorreu estiagem de grandes proporções, como muito não se observava, fenômeno verificado entre os dias 25 de janeiro de 2016 até o momento. O Decreto foi assinado no dia 3 de abril. 

Ainda é informado que em decorrência da falta de chuvas e elevadas temperaturas, estima-se que os danos causados à agricultura, principalmente na cultura de soja, milho, arroz e pastagem, predominantes em município, atinge um percentual de 30% chegando a 40% da área plantada.

Com o Decreto de alerta e emergência fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, no âmbito de suas atribuições, a envidarem esforços no sentido de apoiar ações de enfrentamento à situação de emergência hídrica, provocada pela longa estiagem. Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar ações em resposta a estiagem a fim de facilitar a assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.