Campo

Foto: Fernando Alves

Começa nesta segunda-feira, 11, e segue até o dia 15, o atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), no município de Pindorama, distante 198 quilômetros de Palmas. A ação está sendo realizada pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Neste atendimento o público-alvo são os pequenos proprietários rurais que possuem até 120 hectares. O CAR é uma ferramenta obrigatória para todas as propriedades rurais do Brasil e a Semarh está envolvida em várias ações para realizar o cadastro das propriedades rurais do Estado do Tocantins.

Os produtores que efetuarem o cadastro até o dia 6 de maio poderão regularizar desembargos e multas ocorridas até julho de 2008. Além disso, o CAR garante acesso a programas de fomento à produção rural e agricultura familiar.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por objetivo integrar as informações ambientais referentes à situação das APPs (Áreas de Preservação Permanente), áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais 

Por: Redação

Tags: Cadastro Ambiental Rural, Car, Pindorama, campo