Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Em Aparecida do Rio Negro, estão sendo esperados cerca de 400 estudantes/atletas de oito municípios da região

Em Aparecida do Rio Negro, estão sendo esperados cerca de 400 estudantes/atletas de oito municípios da região Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Em Aparecida do Rio Negro, estão sendo esperados cerca de 400 estudantes/atletas de oito municípios da região Em Aparecida do Rio Negro, estão sendo esperados cerca de 400 estudantes/atletas de oito municípios da região

Visando promover o acesso às atividades esportivas, como parte da formação integral dos educandos da rede estadual de ensino e permitir o intercâmbio sócio-esportivo entre os estudantes tocantinenses, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza a 26ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Os municípios de Aparecida do Rio Negro e Arraias sediam as primeiras etapas regionais da competição.

Em Aparecida do Rio Negro, estão sendo esperados cerca de 400 estudantes de escolas públicas e particulares de oito cidades da região. A abertura acontece nesta quarta-feira, 13, no Ginásio de Esportes, Isaias Xavier, às 18h. Os embates serão realizados no próximo dia 14 nas modalidades de futsal, voleibol, atletismo, xadrez e tênis de mesa. As disputas serão entre alunos de São Félix, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Rio Sono, Mateiros, Lajeado, Santa Tereza do Tocantins, além dos atletas do município sede.

Segundo a técnica de desporto educacional da Seduc, Vanilde de Nazaré, a regional é uma fase muito aguardada pelos estudantes. “Eles ficam ansiosos para competir, viajar. É uma experiência rica. A expectativa da Seduc é que tenhamos bons resultados e, para isso, toda a equipe da Diretoria de Desporto Educacional está empenhada na organização das etapas regionais em parceria com as Diretorias Regionais de Educação”, frisa.

Estadual e Nacional

Neste ano, devem participar do maior evento esportivo estudantil do Tocantins, cerca de 60 mil alunos de unidades escolares públicas e particulares de todo o Estado. A final estadual dos Jets acontece no mês de agosto, em Palmas, de onde sairão os representantes do Tocantins para os Jogos Escolares da Juventude, competição nacional que neste ano acontece em João Pessoa, capital da Paraíba. Os embates da primeira etapa (12 a 14 anos) acontecem entre 20 e 29 de setembro. A segunda fase (15 a 17 anos) será realizada de 10 a 19 de novembro.