Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual José Salomão (PT), participou na manhã da última segunda-feira, 11, da audiência pública para tratar de assuntos pertinentes à saúde da região Sudeste, bem como melhorias para o Hospital Regional de Dianópolis (HRD). O debate que teve como tema central a falta de médicos para atuar na unidade hospitalar da cidade, aconteceu na Câmara Municipal da cidade e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, representantes de órgãos de controle e fiscalização, parlamentares, prefeitos, sindicados e sociedade em geral.

O deputado José Salomão afirmou que a situação da saúde na região é crítica. “Nossa preocupação é imensa com o caos na saúde da região, especialmente em Dianópolis. Já estive algumas vezes com o secretário de saúde levando ao conhecimento dele as demandas e problemas enfrentados pela região, onde na oportunidade apresentamos várias sugestõesque pudessem minimizar o caos, como a contratação de pessoa jurídica para o andamento dos trabalhos. Sempre me coloquei à disposição para resolvermos esta situação de calamidade na saúde, porque nosso povo não suporta mais viver com a falta de atendimento médico”, disse o parlamentar.

 O secretário de Saúde, Marcos Musafir afirmou que desde 2015, 19 profissionais foram contratados para o hospital, sendo que destes, 13 pediram demissão por razões de cunho pessoal e que está aberto chamamento público para a contratação de mais profissionais. Musafir ainda fez questão de reforçar que todas as sugestões serão avaliadas e que o chamamento indicado pelo deputado José Salomão para pessoa jurídica está aberto para quem tiver interesse em oferecer mão de obra para atuar no HRD e que não se trata de terceirização, mas de complementação de serviço. “Esse chamado só será feito porque não temos médicos e precisamos oferecer atendimento às pessoas. O chamado é para cobrir os plantões que estão faltando, nos horários que estão faltando”, esclareceu.

“Além disso, a secretaria vai avaliar a possibilidade de realização de concurso público regionalizado para lotar profissionais na região e viabilizar uma pequena reforma imediata nas dependências do hospital para que melhore o fluxo e o atendimento na área da emergência”, disse o secretário. 

No encerramento do evento José Salomão voltou à tribuna para agradecer a presença do secretário de Saúde, dos deputados Valdemar Júnior, Ricardo Ayres, prefeitos, do Ministério Público local, Defensoria Pública, vereadores e da comunidade em geral. “Estamos saindo deste encontro mais aliviados e satisfeitos com a presença da comunidade, e por acreditar na sensibilidade do Governo que não medirá esforços para atender nossas solicitações. Estarei vigilante e a disposição para ombrear esforços na busca de melhorias para nossa gente”, concluiu.

 Entrega de ambulância

Ainda na segunda-feira foi entregue uma ambulância nova  ao Hospital de Dianópolis.  De acordo com o diretor do HRD, Marcio Aires,  a unidade passa a contar com três veículos. “Ficamos muito felizes com essa entrega porque vamos atender nossos pacientes com mais conforto e qualidade, oferecendo um melhor suporte a quem precisa”, ressaltou Marcio Aires.