Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O fim de semana foi de muita palhaçada e risos para os pacientes infantis do Hospital Regional de Araguaína (HMA). A Liga Araguainense de Palhaçoterapia (LAPA) da Faculdade de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) enviou quatro Doutoras da Alegria para deixar o dia das crianças mais animado. As estudantes passaram de quarto em quarto devidamente maquiadas e trajadas com chapéus e nariz de palhaço para conversar com os pacientes e fazer “animais de balão”.

A acadêmica Joyce Aline lembra que rir faz parte do tratamento da criança. “É cientificamente comprovado que esse alto astral com os pacientes melhora a condição física deles, libera endorfina e outras substâncias que realmente melhoram a saúde. Então nós fazemos esse trabalho com a intenção de alegrar os pais e os filhos. A gente vê na cara dos pacientes que estamos fazendo a diferença”.

Samantha Vitorino, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HMA salientou que toda iniciativa para o bem dos pacientes é bem vinda. “Muitas vezes, somos procurados com projetos que realmente trazem benefícios para as crianças. Fazemos questão de fechar essas parcerias até como forma de complementar as atividades que desenvolvemos periodicamente na brinquedoteca”.

Os pais aprovaram

A dona de casa Nívea Olinda gostou da iniciativa. “Foi muito bom, alegra bastante as crianças, que estão carentes neste momento difícil, dependendo de ajuda. Realmente é excelente”, disse. A também dona de casa Ana Maria Santos ficou encantada com reação da filha ao ver os palhaços. “Estas meninas estão fazendo minha filha ficar bem. A ação delas ajuda bastante justamente porque trabalha com a alegria das crianças e todas puderam sorrir hoje”.

A Liga

Fundada há três anos, a LAPA tem por objetivo usar o humor para levar alegria para pacientes, familiares e colaboradores do hospital. O grupo promove visitas todos os sábados e domingos. As atividades de palhaçoterapia estão previstas para acontecer todos os fins de semana na HMA.