Saúde

Foto: Divulgação

Com a chegada do feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira, 21, o Hemocentro convida doadores de sangue a comparecerem a uma de suas unidades e salvar vidas. Segundo o técnico da gerência de Captação do Hemocentro Coordenador de Palmas, Danilo Parente, a unidade está com baixo estoque para todos os tipos de sangue. “Nós estamos principalmente precisando de O negativo e A negativo. Aqui em Palmas temos duas unidades, além de Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Augustinópolis. É preciso que a pessoa traga um documento de identidade que possua foto, carteira de motorista ou carteira de trabalho. Para os homens, reservista também serve”, informou.

Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, pesar acima de 50 kg, apresentar documento de identidade com foto e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. A idade limite para primeira doação é 60 anos.  

Homens podem doar a cada 60 dias (máximo de 4 doações em 12 meses) e mulheres a cada 90 dias (máximo de 03 doações em 12 meses).

Neste feriado prolongado todos os hemocentros do Estado fecharão apenas na quinta-feira e voltarão a funcionar normalmente nos dias seguintes. Em Palmas as doações poderão ser feitas no Hemocentro Coordenador, na 301 norte, ou no Anexo do Hemocentro no Hospital Geral de Palmas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h e nos sábados das 7 às 12h.

Já quem quiser doar no interior, pode procurar a unidade hemoterápica mais próxima nas seguintes localidades:

Hemocentro Regional de Araguaína, Rua 13 de maio, nº 1336, Centro;

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi, Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro;

Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro;

Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro;

A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas também receberá doadores.