Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Humberto Camelo, presidente da Adapec, fala da importância da visita da União Européia ao Tocantins

Humberto Camelo, presidente da Adapec, fala da importância da visita da União Européia ao Tocantins Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda Humberto Camelo, presidente da Adapec, fala da importância da visita da União Européia ao Tocantins Humberto Camelo, presidente da Adapec, fala da importância da visita da União Européia ao Tocantins

Aproximadamente 100 técnicos agropecuários, supervisores e chefes de escritórios de cinco regionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão participando até esta quarta-feira, 20, de uma reunião de padronização de procedimentos técnicos de fiscalização no Estado. As palestras também contem abordagens em relação à visita da União Européia no final do mês de maio próximo.

Na abertura do encontro, na manhã desta última terça-feira, 19, no auditório do Naturatins, em Palmas, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, falou aos servidores da importância de estarem preparados para responder aos questionamentos dos auditores da União Européia. “Todos precisam ser responsáveis pelas informações que irão passar. É importante que conheçam a realidade do serviço de defesa agropecuário e da legislação pertinente, para que possamos ter sucesso na liberação de nossa carne para o mercado europeu”, disse o presidente.

A visita da Missão Européia ao Tocantins ocorre de 27 a 31 de maio. Os auditores irão visitar frigoríficos, propriedades rurais e conhecer o serviço de defesa agropecuária do Estado, com o objetivo de avaliar toda a cadeia produtiva da carne, com vistas à liberação das exportações da carne produzida no Tocantins ao mercado europeu.

Participam da reunião, servidores das regionais de Palmas, Pedro Afonso, Paraíso, Porto Nacional e Miracema. Até esta quarta-feira os fiscais terão palestras sobre relacionamento interpessoal, trânsito de produtos e subprodutos de origem animal, trânsito de bovinos e vigilância para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ou doença da vaca louca.

As reuniões de padronização das ações de fiscalização irão ocorrer também em mais três regionais: Araguatins, na sede do Senar, de 26 a 27 de abril; em Araguaína, no auditório da prefeitura, de 28 a 29 de abril; e em Gurupi, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO), de 27 a 28 de abril.