Economia

Foto: Antônio Gonçalves

Depois da primeira queda registrada em março, a intenção de consumo das famílias palmenses voltou a cair. O índice geral da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de abril caiu para 84,3 pontos, registrando um recuo de 0,7 pontos com relação a março, que estava em 85 pontos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a redução foi de 20,8 pontos. A ICF é uma realização mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Diante do quadro instável, tanto econômico, quanto político do País nesse momento, o resultado não poderia ser outro”, afirmou o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, reforçando que esse resultado é reflexo do elevado custo do crédito, do alto índice de endividamento e do aumento do desemprego.

O total de 71,3% das famílias acusaram estar consumindo menos comparado a abril de 2015. Os que apontaram que o momento não é adequado para a aquisição de bens duráveis chegaram a 57,6%. Para 53,5% a perspectiva de consumo para os próximos meses em relação ao segundo semestre de 2015 será menor. E o acesso ao crédito ou empréstimo está mais difícil para 76,1%.

A perspectiva profissional para os próximos seis meses foi apontada negativa também por 47,2%. Para 65,6% a situação do emprego está mais segura. E metade, ou seja, 50%, afirmou que a situação de renda está melhor do que o mesmo período do ano passado.

A ICF

A ICF foi aplicada em 500 famílias nos últimos dez dias de março deste ano. A pesquisa analisa sete itens juntos aos consumidores da Capital: situação do emprego, perspectiva profissional, renda, acesso a crédito ou empréstimo, consumo atual, perspectiva de consumo, e momento para consumo de bens duráveis. Os números aqui destacados são do índice geral, ou seja, das duas categorias de famílias pesquisadas: as que recebem até 10 salários mínimos/mês e as que ganham acima desse valor. A ICF adota a escala de 0 a 200 pontos, considerando-se positivo acima de 100 pontos e negativo abaixo deste número.