Economia

Foto: Divulgação

A Receita Federal recebeu até às 11 horas desta terça-feira, 26, mais de 17,81 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. O total representa 69,8% do estimado para este ano: 28,5 milhões de declarações. O prazo termina no próximo dia 30. 

O coordenador do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse hoje que o volume de declarações recebidas pela Receita Federal até o momento está dentro das expectativas. Segundo ele, não foram detectados problemas no recebimento das declarações. Disse, também, que a estimativa de receber 28,5 milhões de declarações deve ser atingida.

Transtornos

Os contribuintes devem evitar remeter a declaração perto do fim do prazo. Problemas como falha na conexão da internet ou mesmo no computador da pessoa podem ocasionar transtornos. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets esmartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.

A Receita liberou um perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração, e um vídeo de animação. (EBC)

Por: Redação

Tags: Imposto de renda, Receita Federal