Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Foram prorrogadas até o próximo domingo, 1º, as inscrições para a 8ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Os estudantes e professores interessados devem realizar cadastro no site www.olimpiadadehistoria.com.br. Podem participar da olimpíada estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas. A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas.

De acordo com o calendário, a primeira fase da competição inicia-se no dia 9 de maio e finaliza no dia 14 de maio. A grande final presencial está prevista para o dia 20 de agosto deste ano. Conforme o regulamento, a olimpíada será constituída por 5 fases de provas online e 1 fase de provas final e presencial, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas-SP.

Premiação

Serão premiados alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial. Conforme a organização, as fases têm pesos diferentes e, a cada uma, é atribuída uma pontuação. A pontuação máxima possível, em cada fase, será distinta, valendo um pouco mais do que a soma das fases anteriores. O sistema de avaliação contendo os pesos das fases será divulgado após a fase 5.