Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para compor a rica programação da 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), além de um stand facilitador de orientações aos produtores rurais sobre acesso a cadastros, licenciamentos e apoio técnicos, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) confirma a realização de seis palestras no evento.

Os temas serão voltados para os interesses, do simples proprietários de terras em áreas rurais no Estado aos investidores da agroindústria e agronegócio, que fazem ou pretendem fazer uso dos recursos naturais.

“As agendas de serviços ambientais do Naturatins, contribuem com o avanço tecnológico da produção rural”, afirma o presidente da Pasta, Herbert Brito Barros (Buti).

De acordo com o presidente do Instituto, a adesão dos proprietários e investidores rurais às licenças ambientais, tem como contrapartida, o atendimento a uma das exigências do acesso linha de créditos e a diferentes vantagens, de acordo com cada situação, mas que alguns não têm conhecimento.

As diferentes licenças envolvem definições e orientações quanto ao uso da terra, a áreas de preservação, ao uso dos recursos hídricos, bem como a adesão o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ao acompanhamento técnico do manejo do fogo, e a sensibilização quanto à destinação adequada de resíduos, entre outros.

Palestras - Naturatins

Dia 04/maio - quarta-feira

Auditório 1 – Pavilhão Central – capacidade 70 pessoas

9h a 9h50 – Regularização Ambiental de Empreendimentos Aquícolas

Com o biólogo Florisvardo Tavares e a engenheira agrônoma Letícia Viera

10h a 10h50 – Outorga de Recursos Hídricos para empreendimentos

Com a engenheira ambiental Dorcas Ribeiro

Dia 05/maio - quinta-feira

Auditório Central - Prédio da administração – capacidade 200 pessoas

10h a 10h50 – Validação do CAR e Modalidades de Compensação de Reservas

Com o engenheiro agrônomo José Manzano e o engenheiro ambiental Maurício Araújo

11h a 11h50 – Requisitos Básicos para Autorização Florestal no Tocantins

Com os inspetores de recursos naturais Renato Pires e Rodrigo Sávio

15h a 15h50 – Licenciamento Ambiental de empreendimentos Agropecuários

Com a engenheira ambiental Denise Domingos dos Santos Martins

 Auditório 2 – Pavilhão Central – capacidade 42 pessoas

10h a 10h50 – Legislação Ambiental de pesca profissional, amadora e esportiva

Com o advogado e fiscal ambiental Jusley Caetano da Silva

Agrotins

Considerada a maior feira do agronegócio do norte do País, o evento deste ano traz o tema “A tecnologia a favor do homem e da natureza” e será realizada entre os dias 3 a 7 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Reconhecida como uma vitrine para exposição e comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, que visa o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual, o evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pecuária (Seagro), em parceria com o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas, ligadas ao setor produtivo.