Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Microempreendedores individuais de todo o Estado terão a oportunidade de abrir o próprio negócio, se formalizar, participar de oficinas, palestras e cursos totalmente gratuitos durante a programação da 8ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, que é realizado pelo Sebrae Tocantins, tem início nesta segunda, dia 2, e segue até o dia 7 de maio em todos os 139 municípios do Estado.

A Semana do MEI oferece informações e serviços gratuitos como formalização, baixa e alterações de empresa, emissão de boletos, acesso ao crédito, emissão de alvará, previdência, entre outras ações. Os empresários também poderão participar de oficinas, palestras e consultorias.

O mutirão vai acontecer em todas as Unidades de Atendimento do Sebrae, nas Salas do Empreendedor, nas câmaras municipais e nas prefeituras. A programação da Semana do MEI conta com mais de 40 palestras, 86 oficinas e quatro seminários. O empreendedor que desejar esclarecer dúvidas sobre Semana do MEI pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 e a programação completa do evento também pode ser consultada através do link http://goo.gl/1F6pCD.

O Tocantins já conta com mais de 46 mil microempreendedores individuais, que representam mais de 64% do total de pequenos negócios no estado. Entre as vantagens de ser MEI estão a isenção de tributos federais, pagando apenas a contribuição máxima de R$ 45,40, bem como o direito a auxílio doença, maternidade e aposentadoria. Para ser MEI é necessário ter renda básica de até R$ 60 mil por ano e ter no máximo um funcionário.

Sala de Negócios

Durante a Semana do MEI, o Sebrae lança a primeira Sala de Negócios. O espaço, que é localizado na sede da instituição na Quadra 102 norte, em Palmas, tem como objetivo ofertar aos empresários, de forma gratuita, um local para realização de reuniões de negócios empresariais.

A sala será disponibilizada para os empresários interessados em fechar negócios e que ainda não possuem um local apropriado. “O Sebrae é a casa dos empresários! Para tanto, nada mais justo que disponibilizar ao nosso público-alvo um ambiente que lhes permitam discutir, planejar e  fechar negócios. Ou seja, aquele empresário que, por exemplo, seja do interior e precisa fechar negócios na Capital poderá utilizar a sala”, explicou Omar Hennemann.