Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Sebrae Tocantins lançou edital para o processo seletivo de bolsistas do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI). O processo irá selecionar bolsistas para atuarem como agentes de desenvolvimento local e professores orientadores a nível estadual. As inscrições seguem até o dia 11 de maio, para as vagas de agentes de inovação, e até o dia 31 de maio para os orientadores. São 20 vagas distribuídas entre Palmas, Araguaína e Gurupi, sendo que nove do total são para cadastro reserva.

O programa ALI visa promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa e personalizada. Os agentes ALI têm por objetivo prospectar, conhecer, avaliar e acompanhar pequenas empresas pelo período máximo de até 30 meses. Já o orientador deverá direcionar os agentes ALI em suas publicações (artigos e estudo de caso) que apresentem resultados na investigação sobre a sua experiência como Agente ALI, conforme a metodologia Sebrae e CNPq.

O processo seletivo dos agentes ALI será conduzido por uma comissão interna de seleção do Sebrae e será dividido em quatro etapas, sendo que a primeira é análise documental e curricular do candidato, seguida de uma avaliação discursiva a ser aplicada no dia 21 de maio. Os aprovados passarão por uma avaliação técnica situacional através de uma entrevista, em que os selecionados serão convocados para a capacitação do programa ALI, última etapa do processo. Os inscritos para as vagas de orientador passarão por análise documental e curricular e de entrevista de caráter eliminatório.

Os aprovados serão bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade “Extensão País – EXP”, pelo período em que durar a vigência da bolsa. As bolsas variam entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. O resultado da primeira etapa do processo será divulgado no dia 30 de maio no portal do Sebrae Tocantins através do link www.to.sebrae.com.br. Mais informações sobre o processo podem ser consultadas através do Edital do Programa ALI ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.