Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Mais de 70 famílias do acampamento Padre Josimo, pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Estado do Tocantins que encontravam-se acampadas às margens da rodovia, TO-407, Carrasco Bonito/TO, ocuparam dia 28 de março de 2016 uma área de terra no Assentamento PA Cupim - municípios de Sampaio e Carrasco Bonito.

Segundo o MST, o assentamento PA Cupim foi criado em 09/02/1992 e assentadas 74 famílias numa área de 5.377 hectares. Atualmente esta área, com mais de 700 hectares, se encontra, de acordo com o MST, "irregularmente ocupada por Armando Caires", supostamente utilizando "nome de pessoas laranjas" que denominaram a área de Fazenda Alto Bonito. "O curioso que o suposto proprietário senhor Jairton Pereira Almeida não trabalha na área e que é pior, não conhece a área, ele trabalha como funcionário no Posto de Gasolina do Fazendeiro Armando Cayres em Augustinópolis-TO", informa o MST em nota. 

Diante desta situação, o Movimento Sem Terra resolveu ocupar a área. O Movimento quer que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) retire o fazendeiro da área e assente as famílias sem terra. 

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o próprio Incra já realizou vistorias na área e constatou a existência da grilagem de terra por parte do fazendeiro junto ao assentamento o qual foi notificado. Entretanto, segundo o MST, o referido fazendeiro ingressou com uma ação na justiça e obteve liminar de reintegração posse em seu favor. 

A Defensoria Pública Estadual teria recorrido contra a decisão, mas a Justiça manteve a decisão contra o Incra e contra as famílias. "O MST informa que, na área do assentamento, as famílias já estão organizando atividades produtivas. No local se encontra mais de 50 crianças e pessoas idosas, segundo o MST. 

A reintegração de posse está prevista para ser cumprida dia 09/05/2015 e o movimento social argumenta que, claramente há um ato de injustiça totalmente improcedente e espera que o Estado reveja sua postura. 

PA Padre Josimo

Segundo o MST, o acampamento Padre Josimo foi articulado e montado em outubro de 2014 e maio de 2015 no município de Carrasco Bonito, rodovia TO-407 com o compromisso do Incra viabilizar terras da região para o assentamento das famílias, realizando o cadastro das famílias e fazendo acompanhamento normalmente conforme suas normas.

Incra 

Em entrevista ao Conexão Tocantins o superintendente do Incra/TO, Edvaldo Soares Oliveira, informou que o assentamento é regular e antigo. "Dentro do assentamento tem lotes muito grandes, tem lote até de 300 hectares", disse. Edvaldo informou a realização de levantamento para certificar se há ou não grilagem. "Nós fizemos um levantamento lá tem uns 15 dias com uma equipe nossa só que não recebi ainda esse relatório mas, a princípio, há uma grande probabilidade de ser uma grilagem", afirmou. Segundo ele, diversos profissionais, entre eles, agrônomos e técnicos, participam do levantamento. 

O superintendente explicou que o Incra tenta reverter a reintegração de posse. "Os que se dizem donos entraram com reintegração de posse e o juiz deu liminar, deu prazo, mas nos estamos tentando reverter. A nossa procuradoria já entrou solicitando essa ação para Justiça Federal para poder a gente discutir melhor. Mas tudo indica que é uma área da União com fazendeiros lá dentro, alugando, arrendando a área para criar gado, dentro do assentamento", disse. 

Armando Caires 

O Conexão Tocantins não conseguiu localizar o fazendeiro Armando Cayres, mas o espaço continua aberto para o seu posicionamento. O fazendeiro é irmão do deputado estadual Amélio Cayres (PR).