Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) assinou convênio com a Polícia Militar objetivando um melhor controle sanitário e fiscal do Estado. A iniciativa busca mútua colaboração no trabalho de fiscalização, comercialização e controle do trânsito animal e vegetal em âmbito estadual.

O documento foi assinado nessa quarta-feira, 4, pelo presidente da Adapec, Humberto Camelo, e pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Glauber de Oliveira Santos. O convênio prevê apoio colaborativo pelo prazo de 5 anos. “Hoje a Polícia Militar já é nossa parceira nas ações de fiscalização. Esse convênio vem reforçar esse trabalho, garantindo mais segurança aos nossos fiscais e melhores resultados no controle da sanidade agropecuária do Estado”, explica o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Pelo convênio, cabe à Agência designar inspetores e/ou fiscais agropecuários para o trabalho de fiscalização do trânsito animal e vegetal; solicitar a presença de policiais militares para as operações de risco; custear as diárias dos militares que estejam atuando fora de seu domicílio; e ainda disponibilizar transporte à Polícia quando necessário.

A Polícia Militar garante no convênio a segurança aos servidores da Adapec nas ações de fiscalização; apoio nas ações de saneamento de doenças; informar a agência quando detectar cargas de animais, vegetais ou agrotóxicos, durante abordagens policiais. A PM também dará apoio logístico e de estrutura à Adapec quando esta solicitar, para um melhor desempenho do trabalho.