Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Pentecostes é uma data muito celebrada pela Igreja Católica. É o momento em que os apóstolos recebem o Espírito Santo e saem em missão levando o testemunho da trajetória e dos ensinamentos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa. É a festa da descida, da vida nova, da alegria contagiante. A festa da fé. Para celebrar a data, a Catedral de Palmas realiza, entre 6 e 15 de maio, na Praça dos Girassóis, mais uma edição do Festejo do Divino Espírito Santo. Na programação, haverá missas, novena, bingo, quermesse e a tradicional carreata, com a benção dos carros.

Uma das testemunhas desta fé e da força do Divino Espírito Santo é o produtor rural Paulo Henrique Vilela, 51 anos. Paroquiano da Catedral de Palmas e devoto desde criança, inspirado pelos pais, ele carrega o Espírito Santo diariamente em sua vida.

“Tenho imagens e objetos do Divino em minha carteira, no retrovisor do carro, na tela de descanso do celular e até nos finais de frases eu simbolizo o Divino Espírito Santo com três exclamações, simbolizando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele representa a fé que me move. Recebo graças constantes. Peço sempre a Deus os Dons do Espírito Santo. Carrego a Santíssima Trindade em meu coração”, disse ele, que vai participar ativamente da edição 2016 do festejo.

O festejo é o evento mais importante de uma paróquia e em Palmas ele tem uma importância ainda maior, já que o Divino Espírito Santo é padroeiro da Catedral e da Arquidiocese de Palmas. Muito mais que uma confraternização com bingos e quermesse, ele faz parte de uma preparação da fé cristã, que começa na Igreja com a novena e continua na vida do fiel.

“A novena para este ano vem com o tema ‘Recebei o Espírito Santo: A quem perdoardes os pecados, serão perdoados’. No ano da Misericórdia, queremos meditar que a ação do Divino Espírito Santo nos ajuda a superar e perdoar situações acontecidas em nossa vida. Pedimos os sete dons do Espírito Santo e os dons da luz e do amor na novena. É a festa da vida nova, da alegria contagiante de sermos cristãos”, explicou o pároco da catedral, Pe. Eduardo Zanom.

Água benta, óleo ungido, velas abençoadas e fitinhas do padroeiro serão distribuídas durante a novena, como parte do processo de fortalecimento da fé na vida dos fiéis. Uma caixinha de pedidos ficará a disposição para receber as preces e intenções. No dia 15, em Pentecostes, tudo será queimado com o fogo do Espírito Santo.

A novena será realizada entre 6 e 14 de maio, sempre às 19h30. Nos dias 11 e 12, as orações ganham o reforço do Pe. Adriano Zandoná (Canção Nova) com celebrações de cura interior. No domingo, dia 15, tem a Carreata do Divino.  O ponto de partida será às 16h30 no estacionamento da Faculdade Católica e segue até a Catedral, terminando com a missa, às 18h30.

O festejo será realizado nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de maio após a novena com leilões, shows de prêmios beneficentes, Espaço Criança e barracas com comidas típicas (pastel, batata frita, Maria Isabel, bebidas, doces, espetinho, cachorro quente, caldo, crepe, paletas mexicanas). O dinheiro arrecadado com o festejo será usado para a construção da nova sede da Catedral de Palmas. As cartelas do bingo são vendidas nos dias do festejo a R$ 10.

Programação

Novena: de 6 a 14 de maio, às 19h30. Nos domingos, a missa começa às 18h30

Carreata: 15 de maio, 16h30 | Saída: Estacionamento Faculdade Católica

Festejo: 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de maio, após a novena

Dia 6

Festeiros: Amigos do Divino e Laudecy Coimbra

Prêmios: Bolsa de Cursinho Pré-Vestibular, Tablet e Ar-condicionado

Dia 7

Festeiros: Deputada Luana Ribeiro e Cenáculo 404 Sul

Prêmios: Cartão BrasilCard, Fritadeira Airfryer e Smartphone + Bolsa para Concurso

Dia 8

Festeiros: Antônio (BrasilCard), Célio (CNA), Fabiano Parafusos, Macedo (Liber Motos) e Toninho (Imperatins)

Prêmios: Micro-ondas, Panela de Pressão Elétrica e Bolsa de Línguas

Dia 13

Festeiros: Roberto Pires, Pedro Ferreira, Deputado Cleiton Cardoso e Vereadores Folha, Adão Índio e Claudemir Portugal

Prêmios: 2 meses pilates, 6 meses de academia e Notebook

Dia 14

Festeiros: Omar Hennemann, Jarbas Meurer, Igino Júlia e Família Meurer

Prêmios: Bicicleta, Impressora e Spa Day + R$ 5 mil

Dia 15

Festeiros: Deputado Vilmar do Detran, Jodê Materiais Elétricos, Marco Aurélio (Farma e Fórmula Mais) e Valdir (Gráfica Primavera)

Prêmios: Jantar com acompanhante, Televisão e Vale Compras