Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira.

Foto: Adilvan Nogueira.

Acontece nesta quinta-feira, 5, em Palmas, a aula inaugural do Curso de Formação para Conselheiros Escolares. A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Ceará. O evento é voltado para os cursistas das escolas estaduais e municipais da capital e terá início a partir das 8h no Anexo I da Seduc.

De acordo com a técnica da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Dalva Santa Cruz, a capacitação visa promover a participação dos conselheiros na gestão democrática da escola em busca da equidade e inclusão social. “A intenção é estimular a construção coletiva de um projeto educacional em consonância com o processo de democratização escolar, além de estimular a cultura do monitoramento e da avaliação das atividades desenvolvidas nas unidades de ensino, objetivando a melhoria da educação pública”, frisa.

O curso tem carga horária de 40h, sendo 28 horas na modalidade Educação a Distância (EaD) e 12 horas presenciais. Em todo o Tocantins, estão sendo capacitados 624 conselheiros. São 15 turmas, distribuídas em 11 Diretorias Regionais de Educação (DRE). A previsão é que a capacitação seja finalizada no mês de junho.

Regional de Gurupi

Na DRE de Gurupi, a aula inaugural foi realizada na terça-feira, 3, com a participação dos conselheiros escolares dos municípios de Alvorada, Dueré, Peixe, São Valério e Gurupi. 

Para a conselheira Elenes Pereira Ramalho, que é mãe de aluno da Escola Tancredo de Almeida Neves, do Município de Peixe, o fortalecimento da educação passa pela participação de todos na construção político-pedagógica das escolas. “É muito importante ser conselheira e poder participar desta formação. Eu penso que é preciso estar inteirada do assunto, porque me preocupo com o futuro do meu filho e dos demais alunos”, ponderou.