Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A estação apresenta dados para auxiliar e tornar mais eficiente o plantio das culturas no campo

A estação apresenta dados para auxiliar e tornar mais eficiente o plantio das culturas no campo Foto: Elmiro de Deus

Foto: Elmiro de Deus A estação apresenta dados para auxiliar e tornar mais eficiente o plantio das culturas no campo A estação apresenta dados para auxiliar e tornar mais eficiente o plantio das culturas no campo

O visitante da 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016) tem a oportunidade de conhecer uma estação meteorológica móvel, montada no Pavilhão da Agricultura. A Feira começou na terça-feira, 3, e prossegue até sábado, 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A estação apresenta dados para auxiliar e tornar mais eficiente o plantio das culturas no campo por meio de fotovoltagem. Dentre os dados coletados, é possível o monitoramento em tempo real, com a vantagem de baixo consumo de energia e facilidade de configurar e atualizar.

Segundo a metereologista, Luciana Oliveira, a estação é útil para os produtores, pois torna a atividade agrícola mais eficiente, com dados climáticos e temperaturas de cada região com precisão. “Com isso, o produtor consegue saber o tempo certo, a umidade do solo, temperatura, vento e, controla a quantidade certa de uso de cada cultura”, informou.

Realização

Com o tema “Tecnologia a favor do homem e da natureza”, a Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Saiba mais sobre as novidades no site da Agrotins: www.agrotins.to.gov.br