Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elmiro de Deus

Na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2016), os produtores e visitantes podem conferir as diversas inovações tecnológicas do setor agropecuário. Uma novidade deste ano é a apresentação do plantio em vaso freático, sistema ecologicamente correto. A feira prossegue até o próximo sábado, 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O sistema de plantio imita a natureza, ou seja, a planta utiliza um mecanismo que suga a água do reservatório. Dessa forma a planta não necessita ser aguada todos os dias, chegando a ficar de 20 a 30 dias sem a necessidade de ser regada.

Para o responsável técnico de tecnologia, Ricardo Carvalho, este é um sistema prático e simples de implantar, utiliza apenas garrafa pet e alguns modelos feitos de cano pvc. “É um plantio ecologicamente correto, econômico, social e ambiental que utiliza pouca água e evita proliferação de mosquito da dengue”, informou. 

Com esse tipo de sistema podem ser cultivadas hortaliças e ervas medicinais como: capim santo, erva cidreira, alecrim, manjericão, pimenta e cheiro verde. A tecnológica ecológica é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos do Estado (Semarh).

Realização

Com o tema “Tecnologia a favor do homem e da natureza”, a Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).