Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Doemi Cintra

Com encerramento neste sábado, 7, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016) e os resultados preliminares de público e negócios, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realizou uma pré-avaliação do evento realizado durante cinco dias na Capital. Apesar do período atípico identificado no Estado por conta das alterações climáticas, como também a instabilidade política e financeira em que enfrenta o País, os resultados da 16ª edição da Feira estão sendo positivos.

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, pelos resultados obtidos até o meio-dia da sexta-feira, o resultado de negociação efetivada foi de mais de R$ 300 milhões. "A nossa meta era chegar em R$ 500 milhões, e o número de visitantes, também deverá ter redução, a parcial é de mais de 60 mil pessoas. Mas acreditamos que até o balanço geral nós iremos alcançar ou até mesmo ultrapassar estes objetivos.", afirmou.

Ainda segundo o secretário, antes da realização da Agrotins 2016, existia uma expectativa preocupante em relação aos registros climáticos que culminaram em quebra de safra, entre outros. "O setor do agronegócio é muito importante para o Estado e estamos vendo esta importância pela sua reação, que a gente vê na visita em todos os estandes é que está havendo uma negociação além daquilo que estávamos esperando. Hoje com os resultados em mãos, tivemos uma grata surpresa com os resultados apresentados da parcial. Existia uma previsão de prudência,  uma projeção de meta de 20% menor que os resultados obtidos no ano passado", afirmou.

Capacitação

Até a última sexta-feira, 6, foram realizadas cerca de duas mil atividades entre oficinas, workshops, minicursos, palestras, dinâmicas, torneiros entre outros.  Segundo a organização, todos os espaços destinados a palestras permaneceram com lotação máxima de participantes, onde mais de 15 mil pessoas foram capacitadas.