Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No próximo dia 15 de maio é do dia do assistente social. Para comemorar a data e homenagear os 80 anos do Serviço Social, será realizada a IX Semana do/a Assistente Social no Tocantins 2016 com o tema “80 Anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”. A abertura do evento será nesta segunda-feira, 9, a partir das 19 horas no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas, com presença do presidente do Conselho Federal de Serviço Social/CFESS, Maurílio Castro de Matos. A programação especial contará com palestras, oficinas e depoimento  de profissional. Além de Palmas e Miracema estão previstos eventos em outras cidades do Estado durante o mês de maio.

O evento é realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social CRESS/TO 25ª Região, Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, Faculdade ITOP e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para a presidente do CRESS/TO, Maria Helena Cariaga é muito importante a a participação profissionais  neste evento. "Chamamos toda a categoria para participar deste momento que é muito significativo para nós assistentes sociais. Pois além de comemorar o dia do/a assistente social, estaremos homenageando esta profissão que vem se transformando com o passar dos anos e que expõe o comprometimento com a categoria profissional e com uma construção de uma nova  ordem societária  e democrática e que garanta os direitos da população", afirmou.

As inscrições serão realizadas no local do evento. Poderão participar assistentes sociais, estudantes.

Sobre a profissão

Atualmente o Serviço Social encontra-se regulamentado pela Lei Nº 8662 de 07 de junho de 1993, que trata do Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais e suas competências e atribuições privativas do profissional. Além desta Lei, os profissionais contam também com o Código de Ética Profissional que teve o intuito de atualizar ao longo da trajetória do Serviço Social.    

Sobre a campanha

Em todo o país, o conjunto CFESS-CRESS realiza anualmente a campanha do Dia do/a Assistente Social com intuito de valorizar o trabalho da categoria e dialoga com a sociedade sobre as contribuições do Serviço Social em prol da efetivação dos direitos da população.

Programação

09/05 (segunda-feira)

19h às 22h  - Abertura: 80 Anos do Serviço Social: Uma Profissão Inscrita  no Brasil

Painelista: Maurílio Castro de Matos - Presidente do Conselho Federal de Serviço Social/CFESS

Local: Auditório do QCG, ao lado da Feira da 304 Sul.

10/05  (terça-feira) 

19h às 22h: 80 Anos do Serviço Social e Instrumentais técnico-operativo.

Painelistas: Adriana Magna- Especialista em Educação e Direitos Humanos, Docência Universitária e MBA em Gestão de Pessoal; Valéria Lustosa - Assistente Social Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais.

Local: Ceulp/Ulbra - Mini auditório nº 543

11/05  (quarta-feira)

19h as  22h: 80  Anos do Serviço Social, Ética e Estágio na formação profissional.

Painelistas: Célia Albiero - professora doutora da UFT; Eduardo José Silva Lima - mestre em história e Fernanda da Silva Santos - acadêmica em serviço social/ Unitins.

Local: Auditório da Unitins /208 Sul

12/05 (quinta-feira)

8h as 10h30 e das 18h ás 21h: 80 Anos do Serviço Social e Trabalho Social com famílias

Painelista: Rosemeire Santos - professora doutora da UFT

Local: Auditório do campus da UFT de Miracema

13/05 (sexta-feira)

19h às 22h30 - 80 Anos do Serviço Social e Serviço Social e os Movimentos   Sociais

Painelista: Bruna Irineu - professora doutora da UFT

 Local: Faculdade ITOP