Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

O Projeto Lixo & Cidadania, desenvolvido pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), será lançado na tarde desta segunda-feira, 9, em Lajeado. O projeto visa promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro das famílias de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Com o lançamento, passa a ser executada a primeira fase do projeto que consiste na identificação da situação dos lixões e aterros sanitários dos 139 municípios do Estado. Denominada de diagnóstico, essa fase tem ainda os objetivos de identificação, cadastro e levantamento socioeconômico dos catadores.

Para isso, a empresa vencedora da licitação, Plêiade Ambiental, dividiu o Estado em três regiões (norte, centro e sul) e cada uma delas contará com uma equipe formada por um catador, um engenheiro ambiental, um assistente social e um motorista, que visitarão cada município tocantinense. 

O lançamento acontece às 14 horas desta segunda-feira, quando representantes Plêiade Ambiental e da Setas apresentarão o Projeto na Prefeitura de Lajeado. Segundo a presidente do Comitê Gestor, Mara Dorta, a previsão é que essa primeira fase seja concluída em três meses. “De lá, a empresa já segue para o aterro sanitário da cidade e parte para a busca ativa dos catadores”, comentou.

Lixo & Cidadania 

O Projeto prevê capacitação social e profissional de dois mil trabalhadores, constituição, revitalização, encubação e aparelhamento de 16 empreendimentos, realização de campanha educativa relacionada ao tema lixo e cidadania e ainda a realização de um evento para tratar sobre os avanços da política pública de resíduos sólidos no Estado do Tocantins.