Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Festejo do Divino Espírito Santo na Catedral de Palmas Festejo do Divino Espírito Santo na Catedral de Palmas
  • Percurso da carreata

O Festejo do Divino Espírito Santo, da Catedral de Palmas, continua neste final de semana, nos dias 13, 14 e 15 de maio, recheado de atividades para celebrar Pentecostes, momento em que os apóstolos recebem o Espírito Santo e saem em missão levando o testemunho da trajetória e dos ensinamentos de Jesus Cristo. Na programação, haverá missas, novena, bingo, quermesse e a tradicional Carreata, com a benção dos carros.

A novena segue até sábado, 14 de maio, sempre às 19h30. O festejo será realizado até domingo, sempre após a novena, com leilões, shows de prêmios beneficentes, Espaço Criança e barracas com comidas típicas (pastel, batata frita, Maria Isabel, bebidas, doces, espetinho, cachorro quente, caldo, crepe, paletas mexicanas). O dinheiro arrecadado com o festejo será usado para a construção da nova sede da Catedral de Palmas.

No domingo, 15 de maio, Dia do Divino Espírito Santo, tem a Carreata do Divino. A concentração será às 16h30, em frente à Faculdade Católica, na Avenida Teotônio Segurado.

A carreata da fé passará por várias regiões de Palmas, incluindo a avenida Palmas Brasil, Praça do Bosque, Feira da 304 Sul, entre outros, terminando na Catedral, com a benção de todos os carros pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito. São esperados mais de 150 veículos. Depois da benção, haverá a Missa de Pentecostes e o último dia do Festejo.

“A carreata é uma tradição no dia do Padroeiro para mostrar que o Espírito Santo movimenta os fiéis, nos tira da estabilidade e nos faz buscar objetivos. Participar da carreata é demonstrar nossa vontade de sair do lugar, de mostrar que nossa fé não é estática. Vamos andando pela cidade rezando e pedindo a proteção do trânsito e levando a fé por todo canto. É a festa da vida nova”, convida o pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.

Serviço

Festa do Divino Espírito Santo

Data: 13,14 e 15 de maio

Local: Catedral de Palmas | Praça dos Girassóis

Programação:

Novena: 13 e 14 de maio, às 19h30. Nos domingos, a missa começa às 18h30

Carreata: 15 de maio, 16h30 | Saída: Estacionamento Faculdade Católica

Festejo: 13, 14 e 15 de maio, após a novena

Dia 13

Festeiros: Roberto Pires, Pedro Ferreira, Deputado Cleiton Cardoso e Vereadores Folha, Adão Índio e Claudemir Portugal

Prêmios: 2 meses pilates, 6 meses de academia e Notebook

Dia 14

Festeiros: Omar Hennemann, Jarbas Meurer, Igino Júlia e Família Meurer

Prêmios: Bicicleta, Impressora e Spa Day + R$ 5 mil

Dia 15

Festeiros: Deputado Vilmar do Detran, Jodê Materiais Elétricos, Marco Aurélio (Farma e Fórmula Mais) e Valdir (Gráfica Primavera)

Prêmios: Jantar com acompanhante, Televisão e Vale Compras