Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Amor, vida, amizade, morte e o tempo. O mais novo espetáculo teatral do Grupo ArtPalco, “E se a gente se conhecesse outra vez”, promete encantar e emocionar o público. Eles estão em turnê nacional via Lei Rouanet, com patrocínio do Ministério da Cultura, e se apresentam no Tocantins no próximo final de semana. As sessões acontecem às 20 horas, no sábado, 21, auditório Durval Godinho, em Porto Nacional; e no domingo, 22, no Teatro Fernanda Montenegro. A turnê marca o início das comemorações dos 15 anos do Grupo ArtPalco, que cumpre 27 apresentações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Pará, Bahia e Tocantins.

A concepção do espetáculo trouxe componentes do teatro popular que vão desde os elementos visuais da cena à sonoplastia, que funcionam como elos importantes entre a história, os personagens e o público. De acordo com o diretor da peça, o pernambucano Luiz Navarro, “E se a gente se conhecesse outra vez” ainda levanta questões sobre destino e se pergunta se nossas vidas são traçadas desde o começo ou se somos nós que tomamos o rumo que queremos. “Questionar o tempo e principalmente o que fazemos com ele é o fio condutor dessa história”, adianta.

A turnê já passou por Barretos/SP, São José do Rio Preto/SP, Uberlândia/MG, Patos de Minas/MG, Brasília/DF, Goiânia/GO. No Tocantins, ainda neste mês, serão beneficiadas as cidades de Palmas, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi e, posteriormente, o grupo segue para São Geraldo do Araguaia/PA e Luiz Eduardo Magalhães na Bahia. Nas cidades em que já passou conquistou imensamente o público, com casas lotadas e pessoas comovidas ao fim do espetáculo.

Sinopse

A peça conta a história de um casal de amigos: Ana e Lauro, que diante da proximidade da morte, resolvem partir numa aventura poética para descobrir o que teria acontecido de diferente em suas vidas caso no passado outros caminhos tivessem sido trilhados. Será que toda a nossa vida vem traçada e colocada na conta do destino? Ou a gente tem a capacidade de moldá-lo mesmo nas situações limítrofes da vida?

Grupo

O Grupo ArtPalco nasceu na cidade de Uberlândia (MG), mas adotou o Tocantins como atual estado de residência, na cidade de Araguaína. Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria. O grupo possui também um teatro de bolso na cidade de Araguaína e uma escola de teatro. A falta de uma movimentação constante de teatro na cidade inspirou o grupo a levar essa arte às pessoas. O currículo do grupo conta com mais de 15 montagens, entre elas grandes sucessos como, “Adolescência”, “Apocalipse – Entre o bem e o mal”, “A Poção do Amor”, “Salada Insana”, “Divas Insanas” e o mega sucesso de público “Casos Insanos”, que já levou, mais de 70 mil espectadores ao teatro. “Levar o nome de Araguaína para todos esses lugares é um privilégio enorme”, disse George Henrique, ator do espetáculo.

Produtor do espetáculo, Uallace Carlos conta que o espetáculo foi pensado para múltiplos espaços, buscando fazer com que o público se aproxime não somente da história, mas da possibilidade de ter acesso a um bem cultural. “É uma honra apresentar este espetáculo, e um orgulho maior ainda pra tanta gente em tantos lugares, as pessoas merecem sentir a beleza que este espetáculo traz”, conclui Uallace Carlos.