Cultura

Foto: Lino Vargas

A Semana do Museu de Gurupi começou nesta semana e o Centro Cultural Mauro Cunha realiza o evento até o dia 23 de maio. A programação faz parte da 14ª Semana de Museus. Neste mês, o Instituto Brasileiro de Museus comemora a temporada cultural em todo o Brasil. Em Gurupi o Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues oferece ao público atividades especiais, como visitas guiadas, sarau poético, oficinas, shows e muitas outras atividades.

Na solenidade de abertura da 14ª Semana de Museus, a Secretaria de Cultura, Zenaide Costa, ressaltou a importância da inclusão dos alunos das escolas publicas nas ações culturais do município. “Esperamos que os jovens mergulhem na leitura poética, nas musicas e na cultura regional e assim mantenha viva a nossa história”, afirmou a secretária.

Oficina

No primeiro dia de eventos da semana de museus, o Centro Cultural Mauro Cunha recebeu uma oficina “contação de historias” com o professor Fabiano Donato, que levou aos alunos da rede publica de ensino um pouco das historias, lendas e cantigas regionais.

“Essa oficina é muito importante porque além de enriquecer o nosso vocabulário, nos mostra as curiosidades, fatos e historias da nossa Gurupi” frisou Marcus Vinicius (16), aluno do CEM Bom Jesus.

A programação da 14ª Semana de Museus segue com entrada franca e é destinada ao público de todas as idades.

Programação

18/05 – 08h às 18h (Centro Cultural Mauro Cunha)

Visita guiada ao Museu Histórico Beijamim Rodrigues

19/05 – 15h às 19h (Uniclube)

Baile da Melhor Idade – Sarau poético na declamado por seus autores idosos e poesias sobre as paisagens culturais, com áudio descrição de alguns monumentos Gurupiense.

20/05 – 10h às 17h (Centro Cultural Mauro Cunha)

Visita guiada ao Museu Histórico Beijamim Rodrigues