Cultura

Foto: Divulgação

Neste sábado, 21, acontece a quinta edição da Festa do Lar Batista F.F. Soren, que celebra os 74 anos do Lar. A programação tem início às 17h e segue até às 24h, na sede da Instituição, no Distrito de Luzimangues. O evento traz desde um festival gastronômico até uma feira de artesanatos. Toda a renda da festa é revertida para a melhoria da infraestrutura do Lar Batista.

"O evento nos ajuda a conquistar muitos desafios de infraestrutura que antes não podíamos realizar", informa o diretor do Lar Batista FF Soren, Robson Rocha.

De acordo com o comitê organizador da festa, com a arrecadação nas quatro edições do evento foi possível renovar a pintura dos onze prédios que abrigam o complexo do Lar Batista que contém quatro casas lares, áreas administrativa, salas de atendimento de saúde, refeitório/auditório, quadra esportiva, etc. Também foi feito investimento em equipamentos de segurança, pavimentação na praça do Lar, construção de três varandas nos fundos das casas lares, cobertura da garagem, reforma no sistema de armazenagem do lixo, dentre outros.

A festa recebe o apoio das igrejas Batistas e evangélicas do estado, de empresários, parceiros e da sociedade no geral que participa prestigiando a festa.

O festival gastronômico é um dos destaques da programação, dispondo cerca de 30 barracas que servem alimentos variados. Trata-se de um trabalho voluntário tanto dos que produzem as delícias comercializadas no evento quanto daqueles que se prontificam em vendê-los, administrando as barracas.

O dinheiro que circula na Festa é o DoLar, uma moeda que recebeu esse nome para fazer um trocadilho entre o dinheiro americano e a nomenclatura da instituição.

A entrada para a festa é gratuita, mas para participar dessa iniciativa solidária é preciso adquirir o cartão de consumo da Festa do Lar, que custa R$ 10, vendidos no Lar Batista, na Convenção Batista do Tocantins, na Primeira Igreja Batista de Palmas (PIB), na Segunda Igreja Batista de Palmas (Sibapa) e no Colégio Batista. Os cartões de consumo serão vendidos também na recepção do evento.

O Lar

O Lar Batista F. F. Soren é uma instituição pertencente à Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, uma organização religiosa, de natureza filantrópica, educacional e social, sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude e Ministério Público, desde 1942. O Lar foi fundado pelos missionários Francisco e Beatriz Colares, que construíram um templo, uma escola e uma casa de moradia em um bonito lugar às margens do Rio Manoel Alves Pequeno. Assim nasceu a cidade de Itacajá (TO), que abrigou o Lar Batista por 68 anos.

Mudança Para Palmas 

Desde 2010, o Lar está instalado no Distrito de Luzimangues, pertencente a Porto Nacional, porém a 20Km da capital, Palmas (TO). As instalações contam com salas multiuso, ambulatórios médico e odontológico, biblioteca, refeitório/auditório, lavanderia, chalés, sala de dança e inclusão social, praça de convivência com quadra esportiva e casas lares, que são residência das crianças.