Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Acompanhado por secretários, servidores públicos, vereadores, além do senador Vicentinho Alves (PR) e o deputado federal Vicentinho Junior (PR), o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), inaugurou na última sexta-feira, 20 de maio, o sistema integrado de transporte coletivo no distrito de Luzimangues. O sistema é uma parceria com a empresa Expresso Miracema, estabelecida após processo licitatório. 

A sociedade contará com várias linhas para um único terminal onde terá a integração de bilhete, podendo fazer um deslocamento sem pagar nova passagem. 

Segundo o prefeito Otoniel, o sistema irá facilitar a vida de todos os moradores do distrito. "A vida de todos de maneira geral, como estudantes, professores, trabalhadores, donas de casa e empresários", frisou o prefeito. 

Carreata

Após as falas das autoridades presentes, o momento ecumênico e a exposição do proprietário da Expresso Miracema, Antônio dos Santos Júnior, o popular “Toninho”, que explicou o funcionamento do sistema de integração, e a derivação de suas seis linhas que atenderão todos os bairros com convergência até o terminal central, todos embarcaram em seus veículos e em vários ônibus da empresa que vai atuar em Luzimangues, e seguiram em carreata pelas principais ruas e avenidas do distrito. 

Inauguração de escola 

Ainda em Luzimangues e no mesmo dia, o prefeito Otoniel Andrade inaugurou a Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes. A Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes localizada no Setor Portal do Lago é de modelo padrão, com arquitetura moderna. São seis salas de aulas climatizadas, além de sala de recurso, laboratório de informática, e área de convivência social. A escola deve receber 443 alunos nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano nos turnos Matutino e Vespertino.

Após o momento de fé, comandado pelo Diácono Douglas Aires e pela pastora Judite Batista, iniciou-se os discursos e todas as autoridades presentes que fizeram uso da palavra, dentre elas a secretaria municipal da Educação, Deuzelina Chagas, o vereador Joaquim do Luzimangues, o deputado federal Vicentinho Júnior e o senador Vicentinho Alves, para parabenizar o prefeito Otoniel pelas inaugurações. 

O prefeito ainda elencou futuras ações no distrito. “A nossa gestão está preparando Luzimangues para o futuro, para ser uma cidade moderna e bela. É por isso que vamos inaugurar brevemente a sede definitiva da sub-prefeitura, a feira coberta, a UPA, novas pontes, dentre outras obras que servirão para atender bem esta importante sociedade, que é merecedora do nosso empenho como gestor público”, concluiu.

Nome da Escola 

Jacinto Bispo Arantes, que emprestou seu nome à escola inaugurada, nasceu na cidade de Anicuns, Estado de Goiás, em 8 de dezembro de 1930. Ele era filho de Maria Arantes da Rocha e Pedro Bispo da Rocha. Aos 22 anos, em 1952, casou-se com Benedita Maria Arantes, com quem teve 10 filhos. Em 1974, mudou-se para Paraíso, então Norte Goiano, e lá trabalhou como pecuarista até 1991, ano em que mudou-se para o Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. Assim iniciou sua história nesta localidade, enfrentando grandes desafios como a de família assentada.

Foi nestas condições que sua família foi expulsa de suas propriedades em dois despejos, deixando suas terras já cultivadas e com pequenas quantidades de criação doméstica. Perdia tudo e iniciava a vida em outros lugares. Numa destas feitas porque as terras seriam alagadas pelo Lago Luiz Eduardo Magalhães. Mesmo assim, vivendo em situações precárias, “Seu Rió”, como era popularmente conhecido e chamado carinhosamente por todos, se preocupava em ajudar as outras pessoas quando também enfrentavam as mesmas situações que ele e seus familiares.

“Seu Rió” fazia questão de ser solidário, dividindo o pouco que tinha com outras famílias. Além disso, usava seu antigo caminhão para transportar as mudanças das pessoas de um barraco para outro. Onde havia um mutirão fazendo igrejas, casas, barracos, lá estava ele ajudando também. Sua história no Distrito de Luzimangues foi marcada pelo seu jeito humilde de ser e pela família numerosa de 10 filhos, 22 netos e 17 bisnetos que tinha e cuidava com muito amor e dedicação.

No Distrito de Luzimangues, ele era conhecido por todos, pois fazia questão de visitar seus amigos e simples conhecidos para buscar informações sobre as necessidades destes. Tendo as informações em mãos, fazia questão de buscar ajuda aos órgãos competentes. Foi numa destas visitas de bondade que no dia 23 de maio de 2014, com 84 anos, que “Seu Rió” foi atropelado por um veículo que transitava na principal via que corta o Distrito de Luzimangues, localidade que ele tanto amava e ajudava na sua implantação e consolidação.

Presenças ilustres nas inaugurações 

Além do prefeito Otoniel Andrade, e do vice-prefeito Pedro Henrique, e do sub-prefeito de Luzimangues, Júnior Almeida a solenidade foi prestigiada pelo senador Vicentinho Alves, pelo deputado federal Vicentinho Júnior, pelos vereadores Joaquim do Luzimangues, Miúdo, Ivan Casca Preta, Ronivon Maciel, Jeferson Lopes, Adelson da Eletromóveis e Adael Oliveira, além dos secretários municipais Maria Deuselice, (Chefia de Gabinete); Deuzelina Chegas, (Educação); Otoniel Filho, (Trabalho e Assistência Social); Edivaldo Rodrigues, (Comunicação); Eldon Barbosa, (Fazenda); Flavio Macedo, (Administração); Ceir Pacheco, (Planejamento); Marcélio Maya, (Meio Ambiente); Caroline Parrião, (Cultura); Tenente Borges, (Guarda Municipal); Carlos Demóstenes, (Projetos), Luso Guimarães, (Industria e Comércio); Cristiane Martins, (Saúde); Neto Aires, (Turismo); Marcos Aires, (Procurador Geral do Município) e Zequinha, (Esportes). Também marcaram presença no evento lideranças comunitárias, pioneiros do Distrito de Luzimangues, familiares do homenageado que deu nome à escola, diretores e gestores escolares, alunos, pais de alunos, professores, servidores públicos e centenas de moradores da localidade.