Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sítio Novo do Tocantins realiza a 16ª edição do “Arraiá no Nosso Sítio” – evento tradicional da cidade que objetiva a interação cultural da comunidade, por meio de diversas atividades entre escolas, instituições, e visitantes de cidades circunvizinhas da região do Bico do Papagaio, no Norte tocantinense. Popularmente chamado de “Quadrilhão”, a festa ocorre dos dias 26 a 28 de maio, no Espaço Cultural Alcides Moreira Neto, e contará ainda com a apresentação de cantores nacionais.   

Apresentações de danças folclóricas e quadrilhas dão o ritmo do evento durante os três de festa. Escolas estaduais e municipais do municípios e de cidades circunvizinhas concorrem entre si pela melhor apresentação quadrilheira. Além disso, o Arraiá acolhe o artesanato local e as comidas típicas da região e da cultura nordestina, bem como a final do XVI Torneio de Futebol de Sítio Novo do Tocantins. O evento é realizado por meio da secretaria Municipal da Cultura, Juventude, Desporto e Lazer, com o apoio das pastas de Educação e Infra Estrutura, com recursos do Ministério do Turismo e Governo do Estado.

Shows Nacionais

As Coleguinhas, Simone e Simaria, sobem ao palco da festa na quinta-feira, 26. No dia seguinte, 27, o cantor sertanejo Leo Magalhães promete animar o público presente. No dia do encerramento, 28, o forró brega da cantora Joelma Calypso agita a despedida da festa. O Arraiá terá ainda os shows de Rômulo e Rodolfo, Garota Bandida, AS Galvão e Anjo Azul. 

Casa Cheia

O prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias, estima que cerca de 40 mil pessoas prestigiarão o Arraiá durante os três dias. “O Quadrilhão é uma festa que já se consolidou na região do Bico do Papagaio, devido ao fato de sua programação ser rica em cultura e diversão e, também, pelas curtas distâncias entre as cidades da região. Além disso, a proximidade com Imperatriz, segunda maior cidade do Estado do Maranhão, favorece a presença de um grande público”, destaca o gestor municipal, que convida todos a prestigiarem o arraia de Sítio Novo.

Esquema de Segurança

Na última sexta-feira, 20, o prefeito Jair Farias e secretários se reuniram com o comandante do 3º pelotão da Polícia Militar (PM), capitão José Carlos da Costa Abreu, que representou a PM e o representante do Ministério Público que atua na região, Fernando Bruno. O encontro serviu para que os representantes estabelecessem  a organização da festa e a fixação de responsabilidades relacionadas ao evento.